Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você pode antecipar sua aposentadoria do INSS; saiba como

Saiba mais informações sobre os requisitos e procedimentos para antecipar sua aposentadoria junto ao INSS!

Muitas pessoas têm o desejo de antecipar sua aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), seja por motivos pessoais ou profissionais. No entanto, é importante compreender que esta ação envolve alguns requisitos e procedimentos específicos.

Dessa forma, saiba mais informações sobre a possibilidade de antecipação da aposentadoria e como o interessado pode verificar seus direitos nesse sentido. Continue a leitura!

O que se considera ao antecipar a aposentadoria do INSS?

antecipar aposentadoria junto ao INSS
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Existem várias formas de agregar tempo ao total de contribuição e que podem ser considerados para antecipar a aposentadoria do INSS. Além dos convencionais anos trabalhados com carteira assinada, outros períodos também podem ser muito valiosos. Veja quais são:

Tempo de serviço militar

É possível adicionar o período em que o interessado serviu às Forças Armadas à contagem de tempo de contribuição. Para isso, deve-se apresentar o certificado de reservista ou uma certidão emitida pela junta militar.

Trabalho rural antes de 1991

Atividades no campo desempenhadas até novembro de 1991 são contabilizadas para o cálculo de aposentadoria, independente do recolhimento ao INSS na época. Esta é uma excelente notícia para quem iniciou a vida laboral na agricultura.

Contribuições em atraso

Para trabalhadores autônomos ou facultativos que por algum motivo deixaram de contribuir em algum período, é possível regularizar esses atrasos e incluí-los na contagem. No entanto, é preciso atenção às regras especificas que envolvem esse processo.

Como comprovar esses períodos especiais para antecipar a aposentadoria?

Para garantir que esses períodos especiais sejam contabilizados em sua aposentadoria, é essencial ter a documentação correta. Certificados, declarações, carteira de trabalho antiga, entre outros documentos, podem se fazer necessários.

Aliás, consulte um advogado previdenciário para entender exatamente o que é necessário em seu caso específico.

Veja também:

Até R$ 3.600 direto na sua conta caso tenha estas moedas de R$ 0,25!

Por fim, em caso de vitória em uma ação trabalhista, este período também pode modificar o cálculo do benefício. Para que essas informações sejam inclusas, apresente todas as cópias do processo judicial ao INSS no momento da solicitação da aposentadoria. A revisão desses dados pode resultar em um aumento no cálculo do benefício.

Imagem: fizkes / shutterstock.com