Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você pode estar com o CPF irregular e nem faz ideia: confira como verificar!

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos mais importantes para todos os brasileiros. Além de uma comprovação de nossa existência, ele funciona como um medidor para que o governo federal consiga diferenciar todas as pessoas.

Por sua importância, estar com o CPF irregular pode implicar em alguns problemas. O pior é que você talvez se encontre nessa situação e não saiba! Foi pensando nisso que preparamos algumas informações para te mostrar como verificar isso. Não perca!

O que é um CPF?

Por mais que a documentação seja popular e usada em todo o Brasil, muitas pessoas não entendem ao certo todas as suas funcionalidades. De modo geral, o número é único para cada indivíduo e este irá carregar a mesma sequência numérica até o fim da vida.

Importante principalmente para a Receita Federal, com o CPF é possível analisar e fiscalizar as atividades dos contribuintes. Apesar de não ser um documento feito assim que a pessoa nasce, é obrigatório a partir dos 12 anos de idade.

Essa obrigatoriedade surge pois, a partir dessa idade, os custos que os responsáveis têm são declarados no Imposto de Renda.

Como saber se meu CPF está irregular? 

O primeiro motivo, e é algo extremamente comum, é a inadimplência. Assim, uma das principais razões para ter seu documento irregular é não conseguir pagar as dívidas e ter o nome inscrito em órgãos de proteção ao crédito.

Outra forma de acabar nesta situação é em caso de fraude. Se a Receita Federal encontrar bens não declarados, o CPF do indivíduo fica marcado. Após investigação, se comprovada a fraude, o indivíduo pode ter o documento bloqueado ou suspenso. 

Assim, se você quer consultar seu Cadastro de Pessoa Física, é possível utilizar a própria página da Receita Federal. Para consultar, clique aqui  e acesse a aba em que pode verificar a situação do seu CPF. Vale ressaltar que, em casos de irregularidade, a própria plataforma mostrará o que deve fazer para regularizar a situação. 

Imagem: rafapress / Shutterstock.com