Você sabe o que é uma Cooperativa de Crédito? Confira os benefícios que você pode ter
Cooperativa de Crédito é um termo que tem ganhado cada vez mais espaço no que se refere ao mercado financeiro. Saiba mais!
O cooperativismo de crédito cresceu nos últimos anos no Brasil. Mas, o que é uma Cooperativa de Crédito? Trata-se, pois, de uma sociedade formada entre pessoas com o objetivo de prestar serviços aos associados. Os cooperados podem ser considerados proprietários e usuários, de forma simultânea.
Conforme dados divulgados pelo Banco Central (BC), em live transmitida pelo canal do Youtube, até o final de 2022, o Brasil contava com mais de 9 mil agências desse tipo, com cerca de 16 milhões de pessoas envolvidas. Além disso, no que se refere aos ativos, são mais de R$ 590 bilhões.
É importante destacar que as cooperativas de crédito podem estar presentes em pequenos municípios em que não existem bancos. Assim, elas proporcionam atendimento financeiro aos moradores dessas regiões. Não à toa, têm ligação com ações do BC como inclusão, cidadania financeira e sustentabilidade.
Funcionamento de uma cooperativa de crédito
Uma cooperativa de crédito oferece diversos tipos de serviços financeiros, como aplicações, cartões de crédito, conta corrente, empréstimos e outros, da mesma forma que os bancos tradicionais. Isso torna mais fácil entender o funcionamento desse tipo de instituição.

A diferença é que os cooperados contam com poder igual de voto e isso independe da cota da participação. No entanto, os retornos financeiros, que podem ser obtidos, são divididos entre cada um deles, de acordo com as operações efetuadas.
Veja também:
Cooperativas de crédito são confiáveis? Conheça o Fundo Garantidor responsável pelo setor
Benefícios aos usuários
Dessa forma, alguns dos principais benefícios que são citados quando se trata de cooperativas de crédito são:
- Participação ativa do usuário;
- Taxas de juros reduzidas;
- Retornos financeiros normalmente superiores ao do mercado;
- Atendimento personalizado;
- Isenção tributária;
- Custo de serviços menores.
Não é coincidência que, nos últimos anos, houve um aumento de 30% ao ano nos depósitos, totalizando R$ 358 bilhões até o final do ano passado. Esses dados foram mencionados pelo Chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e Instituições Não Bancárias (Desuc) do BC durante a live da autarquia, Harold Espínola.
Entenda tudo sobre as cooperativas de crédito no nosso vídeo abaixo:
Imagem: D-Krab / shutterstock.com