Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

WhatsApp bloqueia usuário que envia muitas mensagens? Há um limite por dia?

Prática comum entre usuários do WhatsApp pode levar ao banimento de contas do aplicativo. Acesse e saiba mais.

O aplicativo de mensagens WhatsApp (Android, iOS) é parte integral do cotidiano dos brasileiros. Desde que entrou no país, em 2009, o app ganhou quase todos os celulares do país, já que 92% dos brasileiros que acessam a internet dizem utilizar o mensageiro. 

Seja para se comunicar com amigos, familiares ou clientes de um negócio, o aplicativo é o favorito das comunicações. Mas será que existe um limite de mensagens que é possível enviar por dia? Como funciona o regulamento do app? 

Saiba que, apesar das mensagens serem ilimitadas, existem algumas práticas que podem fazer com que sua conta sofra punições. Entenda!

Posso ter minha conta no WhatsApp bloqueada?

O aplicativo conta com recursos como a Lista de Transmissão, que possibilita atingir mais de duas centenas de contatos de forma simultânea, instantaneamente. Por mais que não haja limite para a criação dessas listas, há práticas que não são toleradas pela plataforma.

É possível ocorrer o bloqueio da conta se o usuário não se atentar aos termos de privacidade do aplicativo. Práticas como o envio de spam ou notícias falsas, são alguns dos motivos que podem resultar em banimento da conta.

Para estar de acordo com as diretrizes do WhatsApp, o usuário não deve exceder 256 contatos em cada lista, bem como certificar-se de que todos esses contatos tenham seu número salvo. Disparos feitos para contatos que não possuem seu número ou que ocorram em uma janela de tempo muito curta, podem ser considerados “spam”.

Quantas mensagens posso enviar?

Segundo o WhatsApp, não há um limite diário de mensagens ou caracteres que podem ser enviados. Os usuários têm liberdade para enviar quantas mensagens quiserem, com textos do tamanho que desejarem.

Quanto ao encaminhamento de mensagens, é possível fazê-lo para, no máximo, cinco conversas ao mesmo tempo. 

Uma mensagem repassada para mais de cinco conversas, ficará com a marcação “Encaminhada com frequência”. A partir de então, será possível compartilhá-la para apenas uma conversa por vez. 

Essas diretrizes visam impedir práticas abusivas por parte de empresas ou indivíduos mal intencionados. Portanto, se a plataforma detectar violações de sua política de uso, o usuário pode sofrer sanções.

Imagem: Alex Photo Stock / shutterstock.com