Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim da visualização única no WhatsApp: entenda

O WhatsApp é um dos aplicativos mais famosos no Brasil, sendo difícil conhecer alguém que não faz uso dele. Entre alguns dos recursos disponíveis, estão envio de mensagens por áudio, envio de imagens e até mesmo chamadas (em áudio e vídeo) entre usuários.

Porém, mais recentemente, a empresa anunciou que uma função importante e usada por muita gente está sendo retirada do aplicativo. Quer saber do que se trata? Então, confira a seguir!

WhatsApp dará fim a recurso de visualização única

A função de que estamos falando é o recurso de visualização única, lançado ainda em 2022 pelo WhatsApp, tanto para a versão web quanto para celular.

A ideia da nova funcionalidade é dar mais privacidade aos usuários, evitando que imagens e informações importantes “vazem” de propósito. Nesse caso, se você envia uma foto para um amigo, ela só pode ser visualizada uma única vez e então desaparece.

O que deve mudar é que a função do WhatsApp no computador está com seus dias contados. Isso porque o aplicativo está atualizando seu sistema de segurança, a fim de impedir a captura de tela nesse formato, algo bastante frequente. A mudança começou em 1º de novembro, como informou o site WABetaInfo.

Dessa forma, o objetivo é evitar que os usuários façam uso da função de visualização única de imagens pelo desktop. A função segue valendo para uso em celulares, apesar disso. Lembrando que, nos celulares, o WhatsApp tem mais chances de controlar a captura de tela por outros usuários, enquanto no computador isso não acontece. Por isso a decisão de desativar a função na versão web.

Por fim, ao fazerem uso do WhatsApp Web, usuários que receberem fotos com visualização única verão um aviso explicando que a imagem apenas poderá ser aberta no celular. O WhatsApp espera que, com essa decisão e essa mudança, usuários de seu aplicativo de mensagens fiquem mais tranquilos e tenham mais segurança no compartilhamento de dados e imagens.

Imagem: Jirapong Manustrong/shutterstock.com