Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

WhatsApp não é mais o aplicativo mais utilizado no Brasil: veja qual é!

O WhatsApp não é mais o aplicativo mais utilizado no Brasil e perdeu o posto para uma rede social. Você consegue adivinhar qual é? Confira!

O WhatsApp pode até ser um dos aplicativos queridinhos dos brasileiros, mas perdeu o posto de app mais usado no país. O dado é da edição mais recente da pesquisa do Panorama Mobile Time, intitulada “Uso de Apps no Brasil” e realizada pelo Instituto Opinion Box.

De acordo com o levantamento, um aplicativo conseguiu, no ano de 2022, superar o WhatsApp como o app mais utilizado pelos brasileiros. Assim, o aplicativo mensageiro perdeu seu posto de preferido.

Portanto, se você ficou curioso para saber que app é esse e quais são os dados divulgados pela pesquisa, confira o texto completo a seguir!

Rede social supera o WhatsApp como aplicativo mais usado

Então, finalmente, informamos que o aplicativo que conseguiu superar o WhatsApp foi o Instagram. Talvez você tenha pensado no TikTok, mas acontece que a rede social do grupo Meta, e que ultimamente está mais focada em vídeos, é tão popular no Brasil quanto a febre TikTok. Ou melhor, em tempo usado de app, é mais popular.

Assim, a rede social despontou como o app no qual o brasileiro passa mais tempo ao longo do seu dia. Ao todo, 35% dos usuários de smartphones no país usam mais o Instagram do que qualquer outra aplicação.

Na vice-liderança vem o WhatsApp, com 30%. Há apenas um ano, o Instagram figurava em segundo lugar, sendo citado por 27% dos entrevistados. Veja o ranking:

  1. Instagram: 35%;
  2. WhatsApp: 30%;
  3. Facebook: 8%;
  4. YouTube: 6%;
  5. TikTok e Kwai: 3%.

Aplicativo aberto mais vezes pelos brasileiros

Entretanto, é preciso admitir que, no ranking de aplicativos abertos mais vezes ao dia, o WhatsApp segue em primeiro, com 54%. Já o Instagram fica bem mais atrás, com 19% das aparições. Confira:

  1. WhatsApp: 54%;
  2. Instagram: 19%;
  3. Facebook: 5%;
  4. YouTube: 3%.

Mas isso faz sentido, uma vez que o WhatsApp é um app de uso mais rápido, por conta das mensagens frequentes. Por outro lado, usuários do Instagram ficam mais tempo dentro da plataforma, sem sair e voltar com tanta frequência.

Além disso, a pesquisa aponta que um dos fatores que podem ser responsáveis pela popularidade do Instagram é a criação e o sucesso da ferramenta Reels. Nela, os usuários podem conferir vídeos curtos, em formato de rolagem eterna. Basicamente, é uma maneira de competir com o TikTok.

Por fim, o levantamento da Opinion Box consultou a opinião de 2.039 pessoas. As entrevistas foram feitas entre os dias 9 e 21 de novembro de 2022. Para saber mais sobre os resultados, confira a pesquisa completa!

Imagem: Jirapong Manustrong/shutterstock.com