Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

WhatsApp Pay pode começar a aceitar transferências via Pix

Se o cliente estiver em uma conversa no app, pode fazer um pagamento ou transferências via Pix dentro do WhatsApp.

0

No mês passado, o Banco Central (BC) anunciou uma série de alterações na regulamentação do Pix. Em suma, essas mudanças devem abrir o caminho para que aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, passem a aceitara transferências via Pix. O início da implementação desse serviço deve iniciar no dia 30 de agosto.

WhatsApp Pay pode começar a aceitar transferências via Pix

A partir de uma resolução divulgada pelo BC, a instituição deu vida a um iniciador de pagamentos do Pix. Esse item deve funcionar apenas para iniciar um pagamento entre as duas partes. Por exemplo, caso o WhatsApp passe a aceitar transferências via Pix, o iniciador vai fazer o meio de campo entre as duas contas. 

Dessa forma, se o cliente estiver em uma conversa no app, ele pode fazer um pagamento ou transferências via Pix, dentro do WhatsApp. E o melhor: sem precisar abrir o app do banco. Assim, apenas a autenticação de quem manda o dinheiro seria feita no app do banco. O WhatsApp é quem direcionaria para a página de autenticação.

Seja membro

De acordo com Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix no BC, o iniciador é muito importante. Através dessa ferramenta, o BC oferta toda a dinâmica de pagamento dentro da experiência de troca de mensagens.

“Assim que eu autorizar a transferência, eu vou autenticar no ambiente do aplicativo do banco A e automaticamente esse aplicativo de mensagem chama o aplicativo do banco A. Depois que autenticar, o dinheiro cai automaticamente na conta corrente ou de poupança do recebedor”, diz Brandt.

Além disso, Breno Logo, consultor da Gerência de Gestão e Operação do Pix, defende que o iniciador pode simplificar o processo de transferências via Pix.

“Se eu estiver conversando em um aplicativo de mensagens com você e quiser te mandar um Pix, eu tenho que sair do aplicativo de mensagens, entrar no aplicativo do meu banco, colocar minha senha, procurar um ambiente Pix, colocar a chave Pix, autenticar e confirmar. Com o iniciador, se o aplicativo de mensagens for iniciador, eu estou conversando com você ali e como se eu estivesse anexando uma foto, eu escolhi fazer um pagamento”, explica Logo.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Kaspars Grinvalds / shutterstock.co

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.