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XP bloqueia investimentos e preocupa clientes

Clientes reclamam que não conseguem resgatar saldos ou liquidar o cartão de crédito na XP Investimentos, entenda o caso.

Nos últimos anos, muitas pessoas tem realizado aplicações em diferentes formatos e se tornando investidores. Aqui no Brasil, uma corretora de câmbio, títulos e valores imobiliários que fez sucesso entre esses clientes foi a XP investimentos.

Entretanto, recentemente, alguns de seus clientes demonstraram insatisfação com a corretora por terem investimentos bloqueados. A situação é que, a esses investidores, foi oferecido um cartão de crédito com uma série de vantagens em troca do investimento. Mas, depois, no momento do resgate do valor investido, os foi informado que aquele dinheiro era apenas uma garantia do cartão de crédito.

Principais queixas

Em declarações ao Seu Crédito Digital, alguns clientes informaram que o saldo da conta na XP Investimentos estava bloqueado e não era possível fazer o resgate dos valores, pois estariam sendo utilizados para “garantia do cartão de crédito”. Em um dos casos, a cliente afirma “tentei pagar a conta do cartão de crédito utilizando o dinheiro da conta, porém não consegui”.

Assim, nem resgates nem pagamentos estão disponíveis para estes clientes. Um deles até cita “considero uma prática abusiva nas letrinhas miúdas uma regra que só traz benefício ao banco”, pois, ao questionar a entidade, foi informado que aquilo estava assinado em contrato e termos de uso.

Respostas da XP nos casos de bloqueio de saldo

Aos clientes que entraram em contato com a conta digital, as respostas foram semelhantes. Em trecho de e-mail enviado ao cliente, a corretora reenvia trechos do contrato que confirmam o uso daqueles valores como garantia para o cartão de crédito.

Sendo assim, o “bloqueio”, de fato foi assinado e aceitado em contrato pelos clientes que podem não terem dado atenção “as letras miúdas” ou, simplesmente, não compreendido aquelas cláusulas.

Por ser uma medida que não é comum no mercado de investimentos e nos bancos que ofertam cartões de crédito, causa insatisfação aos usuários, que se sentem prejudicados.

Confira também o nosso vídeo com a explicação completa:

Nota oficial da XP

Por fim, a assessoria de imprensa da XP enviou um comunicado ao Seu Crédito Digital explicando o caso. Sendo assim, leia a seguir a nota oficial da empresa sobre as mudanças no limite do cartão e bloqueios.

“O limite do cartão é baseado em políticas internas que consideram informações como histórico de uso e pagamento, além do total e o perfil de investimentos. Como são variáveis que podem mudar periodicamente o limite é dinâmico e recalculado a cada dia. O valor de um eventual bloqueio também segue políticas internas, acordadas em contrato, e que levam em conta o valor dos ativos no mercado, além do risco de crédito de emissores e níveis de liquidez.”

Imagem: Reprodução | XP Investimentos