XP Investimentos causa transtorno para trabalhadores brasileiros; entenda
Operação da XP Investimentos causa transtornos a certos trabalhadores. Entenda o que está acontecendo e veja se você será afetado.
Em agosto deste ano, a XP Investimentos comunicou em seu site oficial que comprou o banco de investimentos Modal. No entanto, após a mudança, trabalhadores registraram denúncias no Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo.
Ao que parece, a mudança não foi benéfica para os colaboradores tanto do Modal, como da XP Investimentos. Saiba quais foram as principais reclamações após a mudança, continue a leitura!
XP investimentos compra Modal
Segundo a corretora de investimentos XP, o processo de compra do banco foi iniciado em janeiro e concluído no dia 7 de agosto. Dessa forma, agora o Modal integra o grupo XP inc. Nesse contexto, clientes Modal tiveram suas contas automaticamente transferidas, mas com seus dados e investimentos mantidos.
Em contrapartida, apesar de os clientes não sentirem o efeito da mudança, os trabalhadores das empresas parecem estar lidando com alguns transtornos.
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Trabalhadores relatam problemas diversos
De acordo com o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, após a mudança realizada pela compra do Modal, várias denúncias com caráter de indignação chegaram até o órgão. Desde questões sobre a transferência de trabalhadores, até problemas com registro de pontos foram registrados.
Confira as principais queixas feitas ao sindicato:
- Transferências: segundo as denúncias, alguns trabalhadores do banco, ao serem transferidos para a XP Corretora, não tiveram a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária respeitada. Nesse caso, a convenção diz respeito a questões, como reajuste salarial, condições de trabalho e benefícios específicos da categoria bancária;
- Horas extras: outro ponto levantado foi a falta de registro de ponto, além de horas extras não pagas;
- Pagamentos: os bancários também relatam a falta de pagamento da Participação nos Lucros (PRL), desde 2022, que deveria ter sido paga até 1º de março, conforme a CCT;
- Demissões: funcionários demitidos relatam que não tiveram nenhum canal de comunicação por parte do Modal durante o período de transição.
Por fim, o Sindicato dos Bancários divulgou em nota, que entrou em contato com a corretora, mas que, até o momento, não obteve retornos. Além disso, reforçou que o canal de denúncias está aberto para receber as queixas e que o sigilo sobre a identidade do denunciante é mantido.
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