Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo aprova mudança e 90% do 13º salário vai cair no dia 01/11

O governo aprovou mudança e vai antecipar 90% da parcela do 13º salário! Clique aqui e confira mais informações dessa ótima notícia!

A mudança na liberação do 13º salário foi uma das pautas da reunião entre o governador do Rio Grande do Sul e deputados da base aliada do governo na Assembleia. No encontro ocorrido no dia 3 de outubro, Eduardo Leite anunciou a antecipação do décimo terceiro do funcionalismo do estado.

Com a aprovação da antecipação do pagamento, os servidores estaduais vão receber 90% do 13º salário no dia 1º de novembro, sendo que normalmente as empresas pagam a primeira parcela até o dia 30 do mesmo mês. A outra parte do benefício (10%) vai cair na conta dos trabalhadores no dia 20 de dezembro.

Antecipação do 13º salário vai beneficiar mais de 300 mil pessoas

O decreto da antecipação do 13º salário do funcionalismo do Rio Grande do Sul teve sua publicação na edição da última quinta-feira (5) do Diário Oficial do Estado. A medida vai beneficiar 119 mil servidores ativos, 167 mil inativos e 45 mil pensionistas. 

Além disso, o adiantamento do pagamento da primeira parcela do décimo vale para os servidores vinculados a estatutos próprios. Por fim, serão beneficiados os empregados públicos ligados à administração pública direta do estado, suas autarquias e fundações públicas e privadas.

De acordo com a gestão, esta é a terceira vez seguida que a liberação do 13º salário vai ocorrer até a data prevista em lei (20 de dezembro). Ao todo, neste ano, o valor antecipado totalizará R$ 1,6 bilhão.

Imagem de notas de 100 e carteira de trabalho ao fundo, simbolizando a antecipação da parcela do 13º salário no Rio Grande do Sul.
Imagem: Lais Monteiro / shutterstock.com 

Situação dos trabalhadores de outras empresas

Para quem não é do funcionalismo do RS, a antecipação não é válida. As empresas continuam tendo até 30 de novembro para liberar a primeira parcela do 13º salário e 20 de dezembro para disponibilizar a segunda fatia.

Veja também:

STJ decide que trabalhador pode ter direito à indenização do seguro mesmo fora do trabalho

Portanto, além dos servidores públicos, qualquer pessoa que tenha trabalhado por 15 dias ou mais durante o ano pode receber o benefício. Jovens aprendizes, aposentados e pensionistas estão entre os beneficiários.

Imagem: Gustavo Mello / shutterstock.com