Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

XP mostra como investidor pode aproveitar bons investimentos em renda fixa em 2023

A previsão da Selic para os próximos fez XP indicar alguns investimentos em renda fixa. Saiba quais são estes produtos

Com a taxa Selic encerrando o ano acima da marca de 13% – quatro pontos acima na comparação com dezembro de 2021 –, a XP, uma das principais corretoras do país, indica que é possível aproveitar bons investimentos em renda fixa no próximo ano.

Segundo a corretora, com os juros neste patamar, produtos financeiros com renda fixa podem se tornar uma alternativa para os investidores do mercado financeiro, especialmente pela expectativa acerca da taxa básica de juros da economia nacional.

Dessa forma, saber identificar bons investimentos de renda fixa pode ser útil para pessoas que pretendem investir parte de seu patrimônio na bolsa de valores ao longo do próximo ano.

Expectativa sobre investimentos de renda fixa

Segundo a XP, após um período com as taxas de juros baixas, a tendência é que este valor siga em uma margem alta nos próximos anos. Em suma, esta visão é compartilhada no boletim Focus, que, em 26 de dezembro de 2022, destacou que a Selic deve acabar em 12% no próximo ano.

Além disso, a XP também destaca que a questão fiscal brasileira deve favorecer este contexto. Dessa forma, a corretora indica que investimentos de renda fixa são uma alternativa interessante. Afinal, o rendimento deste tipo de produto financeiro é ligado à taxa básica de juros da economia.

Por fim, produtos de renda fixa são mais previsíveis na comparação com os de renda variável. Assim, acabam se tornando uma alternativa interessante para um número maior de investidores.

Indicações de produtos financeiros

Conforme a indicação da XP, investimentos em renda fixa atrelados ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) são uma alternativa interessante para os próximos anos.

Em suma, a corretora defende que a inflação ficará acima do teto previsto pelo Banco Central. Dessa forma, tornando-se uma alternativa interessante para quem busca investir em períodos maiores. Ou seja, quem deseja resgatar o patrimônio em, no mínimo, dois anos, por exemplo.

Assim, o Tesouro IPCA se torna um produto para ficar no radar dos investidores. Além disso, títulos atrelados ao CDI também vêm performando bem nos últimos anos, tornando-se uma alternativa tanto para quem busca diversificar, quanto para quem deseja aliar retorno e risco.

Portanto, conforme a XP, é importante estar atento a estes investimentos em renda fixa.

Imagem: T. Schneider / shutterstock