Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

XP no Open Finance: empresa vai personalizar investimentos

Nesta terça-feira (25), a XP anunciou que está se vinculando ao programa Open Finance para trazer recomendações de investimentos mais assertivas aos seus clientes. 

Assim, a novidade fará com que os usuários compartilhem com a corretora as informações financeiras de outras instituições e permitirá o uso do saldo de outros bancos de maneira unificada. 

Open Finance

Primeiramente, antes mesmo de lançar a integração, a corretora pesquisou a aceitação junto aos clientes. No levantamento, 87% dos participantes avaliaram que o Open Finance será um benefício para eles ao escolher investimentos. 

“O Open Finance joga a favor do cliente, por isso teremos ferramentas para permitir que ele utilize o próprio dinheiro independentemente de onde estiver, inclusive para realizar investimentos em nossa plataforma”, afirma Marta Pinheiro, diretora de Banking Services da XP Inc. 

Além disso, Thiago Pontes, head de Open Finance e API da XP Inc, reconhece que é um desafio mostrar quais são os benefícios do Open Finance ao cliente. Contudo, a corretora quer mostrar as vantagens da modalidade e todos os novos produtos que os clientes podem receber ao compartilhar os dados. 

Banking da XP 

Vale destacar que Marta avalia que a plataforma de banking da XP também pode se beneficiar dessa novidade. Isso porque ela permite a entrada de novos produtos financeiros na plataforma do cliente ao atender suas necessidades. 

Desse modo, segundo a corretora, as funções vão se somar às demais linhas de benefícios para os clientes que aderirem ao Open Finance, como aumento do limite do cartão de crédito, caso o cliente já possua um limite pré-estabelecido, além de melhores taxas nas linhas de crédito. 

“Clientes que possuem dinheiro alocado na poupança, por exemplo, poderão receber comunicações sobre produtos de renda fixa com liquidez diária e rentabilidade acima de 100% do CDI para investir dessa forma, caso queiram. Ou seja, poderão acessar investimentos seguros como a poupança, mas podendo ter maiores rendimentos”, afirmou Pontes. 

Como participar do Open Finance? 

Primeiramente, para fazer parte do Open Finance, os clientes precisam permitir o acesso da corretora aos seus dados. Assim, eles poderão selecionar como desejam que os dados sejam usados e quais áreas da XP podem acessar as informações. Além disso, é possível cancelar o compartilhamento a qualquer momento. 

Vale destacar, ainda, que essa novidade está em fase de testes e deve ficar disponível para toda a base de clientes da corretora até o fim do mês de novembro.

Imagem: rafapress/shutterstock.com