Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empresa não pagou o 13º? Veja o que fazer

Direito é obrigatório e está previsto em lei; saiba como resolver a situação

0

Até o dia 20 de dezembro de 2021, o pagamento do 13º salário deve injetar R$ 232,6 bilhões na economia brasileira. As informações são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Tradicionalmente, o 13º salário é uma verba obrigatória para quem possui CLT, sendo um direito garantido pela Lei 4.090. Mas, e se a empresa não pagar o 13º salário, o que acontece? É o que veremos a seguir.

Empresa não pagou o 13º salário? Veja o que fazer nessa situação

Dessa forma, segundo a Lei, o pagamento do 13º precisa acontecer até o dia 20 de dezembro de cada ano. Além disso, entre os meses fevereiro e novembro, o empregador pagará, como adiantamento, metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior.

Contudo, o prazo para fazer o pagamento do 13º salário encerrou no dia 30 de novembro. Mas o que acontece se a empresa não pagou o valor? Bem, o primeiro passo para o funcionário é conferir se o valor já não havia sido pago anteriormente. Como adiantamento no período de férias, por exemplo.

Assim, se o valor não tiver sido creditado, é preciso alertar seu superior hierárquico e o departamento de recursos humanos para saber o que aconteceu. Apenas se não resolver a situação do pagamento do 13º salário, então o empregado deve entrar em contato com o sindicato e procurar a justiça do trabalho.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar