Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

13º Salário do INSS tem pagamento programado para o mês de maio

Após aprovação do Orçamento de 2021, antecipação do salário de abono natalino será no próximo mês

0

A primeira parcela do 13º salário está programada para o próximo mês, a ser paga no dia 25 de maio. Já a segunda fica programada para ser paga em 25 de junho. Com isto, o Governo Federal espera que a antecipação das parcelas natalinas representem R$ 56 bilhões injetados na economia.

É provável que você goste também:

Exclusivo: C6 Bank vai lançar possibilidade de aumento de limite de crédito por conta própria.

Banco BRB publica edital de novo concurso público com 50 vagas e salário de R$ 8 mil

Mercado Livre abre seção exclusiva para venda de imóveis por Bitcoin

Dessa forma, a medida entrará em vigor logo após a publicação do decreto programado para o fim da semana que vem. Uma vez autorizado, já passa a ser processado para que a parcela caia na folha de pagamento dos aposentados e pensionistas do INSS.

Anteriormente, esperava-se que o 13º salário fosse pago em abril. No entanto, com o impasse entre Congresso e Governo para, enfim, aprovar o Orçamento 2021, foi preciso reagendar o benefício.

Porque a antecipação do 13º salário será em maio

O pagamento para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referente ao 13º salário será em duas parcelas (1ª em maio e a 2ª em junho). 

Primordialmente, este dinheiro já estava previsto a ser antecipado, como forma de incentivar repasses na economia para enfrentar a crise da pandemia. Contudo, a medida aguardava apenas a aprovação do Orçamento de 2021, que foi cumprida em março.

A partir disso, as contas do governo poderiam ser excedidas e gerar responsabilidade fiscal, já que as folhas de pagamento fecham no meio do mês e a Lei Orçamentária foi sancionada após este período, no dia 22 de abril.

Logo, é no mês de maio que o tempo fica mais favorável para que os pagamentos sigam o calendário, que é cumprido nos últimos dias do mês e início do mês seguinte.

Qual é o valor do 13º salário?

O valor referente às duas parcelas é pago na forma de 50% sobre o valor total, para cada uma. Mas, às vezes, é possível que alguns beneficiários recebam um valor menor devido a descontos realizados.

Então, a primeira parcela segue como 50% sobre o valor integral, enquanto que a segunda, vale os mesmos 50% só que fica sujeita a descontos. Isso acontece nos casos em que as contribuições a respeito do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) já são descontadas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...