Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

14º salário do INSS: calendário de pagamento foi confirmado?

O 14° salário do INSS não será concedido a quem recebe auxílio suplementar por acidente de trabalho e outro tipo de benefício

As festas de fim de ano são, sem dúvidas, períodos em que as pessoas costumam gastar mais. Logo, a possibilidade de saque de valores liberados pelo governo não tende a ser rejeitada pelos brasileiros. Isso ocorre principalmente com aqueles que aguardam o pagamento de determinados benefícios, como é o caso do 14° salário do INSS.

Sendo assim, a liberação de um extra para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), exceto os que recebem renda mensal vitalícia e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), chama a atenção. Trata-se de um pagamento um diferencial. No entanto, será que já existe um calendário de pagamento confirmado? Confira abaixo!

Calendário de pagamento do 14° salário

Até este momento, não existe um calendário de pagamento do 14° salário do INSS. Aliás, os dois projetos de lei (PL 3.657/2020 e PL 4.367/2020) que tratam do benefício ainda tramitam no Congresso Nacional. Neste ano, até houveram movimentações, mas nada que confirmasse o começo dos repasses.

Quando as propostas foram criadas, lá no ano de 2020, seus autores queriam que a União concedesse mais um pagamento aos beneficiários. Essas pessoas estariam afetadas pela crise econômica desencadeada pela pandemia de Covid-19. Foi por isso que, inclusive, o 13° salário foi pago antecipadamente em 2020 e 2021.

14° salário do INSS: quem recebe

Quem poderá receber o 14° salário do INSS:

  • Aposentados; 
  • Pensionistas; e
  • Cidadãos que recebem auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-creche.

Dessa forma, não poderá receber o 14° salário do INSS os beneficiários que ganham:

  • Auxílio suplementar por acidente de trabalho; e
  • Amparo previdenciário por invalidez do trabalhador rural.

Valor do 14° salário do INSS

Cabe destacar que o 14° salário não foi confirmado. No entanto, apesar das poucas movimentações, sabe-se que o valor do benefício extra vai variar de acordo com o que o beneficiário recebe atualmente. Portanto, confira abaixo como vão funcionar os pagamentos.

  • Beneficiário que recebe um salário mínimo: terá direito a um 14° salário no mesmo valor;
  • Beneficiário que recebe mais de um salário mínimo: terá direito a um salário mais um adicional equivalente à diferença entre o salário e teto previdenciário. Será ainda considerado o limite de até dois salários estabelecido pela proposta.

Imagem: JERO SenneGs / shutterstock.com