Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

3 anos do Pix: veja todas as mudanças que ocorreram

Descubra as transformações do Pix em 3 anos! Conheça as inovações e melhorias. Acesse agora e fique por dentro!

Vencedor por três anos consecutivos da preferência dos brasileiros, o Pix comemorou recentemente um novo marco. A ferramenta de pagamento instantâneo, criada pelo Banco Central, continua com resultados impressionantes mesmo após três anos.

Entretanto a capacidade de manter-se atualizado e evoluir é o que realmente está chamando a atenção. O chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro, Angelo Duarte, destacou o advento da funcionalidade de Pix automático como o principal marco para o próximo ano.

Essa nova modalidade vai possibilitar a programação de pagamentos de contas e assinaturas com periodicidade definida, seguindo o modelo de débito automático. No entanto, o lançamento planejado para abril de 2024 agora ocorrerá no segundo semestre deste ano.

O que dificulta a imediata implementação das novas funcionalidades do Pix?

Dessa forma, o ajuste na agenda do Pix ocorreu devido à quantidade de novos atributos e projetos assumidos pelo Banco Central nos últimos anos. Mesmo assim, a equipe não ampliou de acordo com a demanda, impactando a evolução do Pix.

Celular com o nome PIX na tela inicial, sobre algumas cédulas de dinheiro e moedas.
Imagem: Gustavomellossa / Shutterstock.com

Antecipado pelo BC, a reestruturação no planejamento também ocorreu devido a uma operação-padrão adotada pelos funcionários do Banco Central.

A realização de concursos, a criação de um bônus de produtividade, a reestruturação da carreira são algumas das reivindicações dos funcionários. Além do desconforto entre os servidores e procuradores por uma assimetria salarial entre duas carreiras de nível superior.

Veja também:

Governo faz compromisso com grupo de brasileiros e pagamento a partir de R$ 2.375 pode ser liberado; confira

Como isso afeta os futuros lançamentos?

A incerteza dessas questões tem atrasado a definição sobre outros melhoramentos e lançamentos futuros do Pix. Além do Pix automático, foram mencionadas na transmissão ao vivo outras inovações como o Pix internacional e o Pix offline. Inclusive, o Pix parcelado/garantido, que já está sendo testado pelo mercado em modelo semelhante ao estudado pelo BC, ainda não tem previsão de implementação.

Esse novo modelo, em que o cliente ao realizar uma transação via Pix pode escolher pagar parcelado mediante uma taxa de juros, é uma outra linha de crédito que alguns bancos já estão testando. “Se tivéssemos recursos, já estaria sendo desenvolvido”, disse Duarte.

Além desses números, o Pix tem ganhado cada vez mais espaço como opção de pagamento de contas, produtos e serviços, e tem apresentado um crescimento mês a mês no Open Finance através da iniciação de pagamentos (ITP). Assim, uma camada adicional de tecnologia viabiliza os pagamentos em ambientes como o e-commerce.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com