Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

3 dicas para quem deseja ter uma aposentadoria mais rápida

A aposentadoria é um dos momentos mais esperados por muitos brasileiros. Esse descanso remunerado é uma oportunidade que muitas pessoas têm de relaxar e aproveitar o tempo com a família.

Entretanto, é preciso separar diversos documentos para dar a entrada no processo. Isso porque é necessário apresentar uma lista de documentos para que assim não sofra apuros no momento da solicitação. Por conta disso, confira abaixo, 3 dicas que podem te ajudar a ter uma aposentadoria mais rápida.

3 dicas para quem deseja ter uma aposentadoria mais rápida

Abaixo, confira as dicas fundamentais para quem deseja ter um processo de aposentadoria mais rápido:

1. Mantenha a sua CTPS em mãos

Primeiramente, você precisa separar a sua carteira de trabalho (CTPS). Em suma, esse documento é fundamental pois nele, estão descritos todas as informações de contrato de trabalho. Se usam os mesmos para comparar com o CNIS – Cadastro Nacional de Informação Social, o qual você pode encontrar no site do INSS.

2. Trabalhou com atividades insalubres ou de periculosidade?

Outra dica importante para acessar uma aposentadoria mais rápida, é analisar se você já trabalhou em “cargos especiais” durante a sua carreira profissional. Além disso, fique atento se não perdeu nenhum período especial, por significativa parte dos trabalhadores vinculados ao INSS ou servidores.

Para comprovar esse período, é necessário apresentar o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário. Já no caso dos profissionais autônomos, o LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho -, pode ajudar a conceder uma aposentadoria especial.

3. Tenha certeza que todos os períodos em que trabalhou estão registrados na CTPS

Em geral, muitos trabalhadores não revisam se estão com todos os períodos de trabalho registrados na CTPS. Sendo assim, para conseguir uma aposentadoria mais rápida, é fundamental se atentar a esse detalhe.

Além disso, se não tiver registro em uma empresa, o cidadão ainda deve comprovar a atividade e o vínculo com a empresa.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: insta_photos / Shutterstock.com