Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

40,5% dos consumidores não aprovam os serviços de cobrança

Segundo o Boletim 2022, divulgado pelo Governo Federal, os serviços de cobrança e contratação estão no topo de reclamações do consumidor brasileiro. Nesse sentido, representam 40,5% das queixas dos consumidores na área de serviços. Vale destacar que, desde 2016, último ano em que houve uma pesquisa deste tipo, houve uma manutenção deste tipo de queixa. […]

Avatar de Mateus Vasconcellos Mateus Vasconcellos · · 2 min de leitura
Imagem de uma pessoa mexendo no celular e ilustração de classificação.

Segundo o Boletim 2022, divulgado pelo Governo Federal, os serviços de cobrança e contratação estão no topo de reclamações do consumidor brasileiro. Nesse sentido, representam 40,5% das queixas dos consumidores na área de serviços.

Vale destacar que, desde 2016, último ano em que houve uma pesquisa deste tipo, houve uma manutenção deste tipo de queixa. Ou seja, o topo do ranking não foi alterado desde então.

Além disso, o documento do governo também apresentou os rankings de reclamações por tópicos e setores. Vale destacar que este levantamento é feito com base nas queixas realizadas no site consumidor.gov.br.

O topo das reclamações

Os serviços de cobrança e contratação estão no topo das reclamações dos consumidores no levantamento publicado pelo Governo Federal. Dessa forma, representa 40,5% de todas as reclamações feitas na plataforma.

Dessa forma, esse tipo de produto é líder com distância do segundo colocado. Isso porque as reclamações sobre contrato e oferta, que ocupam o 2º lugar no ranking, representam apenas 19,5% do volume total. Ou seja, as críticas dos consumidores sobre o primeiro colocado somam mais do dobro em relação ao segundo.

Outros destaques da pesquisa do Governo Federal

As maiores queixas dos consumidores, em termos de produtos, são em relação a cartões de crédito. Dessa forma, esse produto representa 11% das reclamações dos consumidores.

Contudo, quando o recorte do ranking é feito por segmento de atuação de cada empresa, os bancos e administradoras de cartão ocupam o 1º lugar. Dessa forma, essas instituições representam 26,4% das reclamações registradas no site. Logo atrás estão as empresas de telecomunicações.

Estas representaram 17,4% das críticas. Contudo, essas companhias também são as que mais resolveram os problemas comunicados, com 86,8% dos tickets resolvidos. Ou seja, embora os serviços de cobrança liderem o ranking, os que são relacionados a telefonia, geralmente, são resolvidos.

Imagem: Thapana_Studio/shutterstock.com

Compartilhar
Seu Crédito Digital

Descubra tudo que você tem direito

Benefícios, crédito e dinheiro esquecido: veja as ofertas e ferramentas que separamos para o seu perfil.