5 bancos estão entre as 10 empresas que mais perturbam consumidores com ligações; veja a lista
O “rankings dos perturbadores” traz a realidade do relacionamento entre os consumidores e estes cinco bancos. Confira detalhes!
O “rankings dos perturbadores” do Procon de São Paulo, que diz respeito às empresas que mais importunam com ligações de telemarketing, traz a realidade do relacionamento entre os consumidores brasileiros e estes cinco bancos. Entre o top 10 da lista referente à 2022 estão o Banco Pan, Banco BMG, Itaú, Santander e Banco Safra.
Até 31 de dezembro de 2022, segundo dados do Procon-SP, o Pan obteve 2.722 reclamações, enquanto o BMG acumulava 2.358 relatos. O Itaú e o Santander receberam 1.816 e 1.674 reclamações, respectivamente. Por fim, o Safra chegou a 997 relatos de clientes insatisfeitos.
Além dos bancos, empresas de telefonia também deixaram muitos clientes insatisfeitos em 2022
Embora estejam entre o top 10 do ranking, o top 3 é ocupado por outras companhias. Na verdade, a empresa de telefonia Claro lidera a lista, sendo seguida pela Vivo, em segundo lugar, e a Tim, em terceiro. Juntas, elas contabilizaram cerca de 15,2 mil reclamações até o final do ano passado.
A Sky, em quarto lugar, e o cartão Casas Bahia, ocupando a nona posição, também deixaram muitos consumidores insatisfeitos com as ligações de telemarketing. Enquanto a primeira obteve 2.742 reclamações, a varejista recebeu 1.228 relatos. Confira abaixo o ranking completo:
- Claro;
- Vivo;
- Tim;
- Sky;
- Pan;
- BMG;
- Itaú;
- Santander;
- Cartão Casas Bahia;
- Safra.
Pan lidera ranking de empresas mais reclamadas no segundo trimestre de 2023
O Banco Pan aparece em primeiro lugar no top 15 de bancos, instituições financeiras e empresas de pagamento com maior número de reclamações no segundo trimestre deste ano. Segundo o Banco Central (BC), há registro de 1.004 relatos de consumidores insatisfeitos.
Veja também:
Quando a consulta ao 5° lote da restituição do IR 2023 deve ser liberada?
Apesar de ter menos reclamações do que o Bradesco (3.229), o Pan aparece em primeiro lugar por conta do índice (43,58). Este indicador refere-se ao número de reclamações reguladas procedentes, dividido pelo quadro de clientes e multiplicado por um milhão. Entre os principais relatos, estão:
- Irregularidades em relação a operações e serviços relacionados a cartões;
- Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado e cartão de crédito de maneira inadequada.
Imagem: fizkes/shutterstock.com