Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 erros que podem cancelar o pagamento do Pix Caminhoneiro

O Pix Caminhoneiro já está sendo pago. Confira quais são os erros que não podem acontecer e evite ter o benefício cancelado!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Pix Caminhoneiro é um auxílio dado pelo Governo Federal a determinados motoristas de caminhão. Porém, existem 5 erros que cancelam o benefício do indivíduo. Confira quais são!

Como receber o PIx Caminhoneiro?

Recentemente, o Governo Federal iniciou os pagamentos de seu novo programa social, o Pix Caminhoneiro. Esse é um benefício voltado para caminhoneiros cadastrados no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) e que estejam com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e CPF (Cadastro de Pessoa Física) válidos. 

Os caminhoneiros que estejam cadastrados na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e que estejam sem operações registradas este ano terão que redigir uma autodeclaração para solicitar o benefício.

Quais são os 5 erros que não podem ser cometidos?

Apesar de não existir muitos requisitos para que um motorista que esteja apto a receber este auxílio, existem 5 erros que podem levar ao cancelamento do Pix Caminhoneiro. Confira quais são!

  • CPF irregular: Todo caminhoneiro com o CPF em situação de irregularidade terá o benefício negado ou cancelado até que resolva a pendência;
  • Pensão por morte e auxílio-reclusão: Condutores com o CPF cadastrado em um desses dois benefícios não receberão o Pix Caminhoneiro;
  • Auxílio taxista: Condutores que estejam recebendo esse auxílio não poderão solicitar o Pix Caminhoneiro;
  • Outros auxílios: Motoristas que estejam recebendo outros benefícios terão o Pix Caminhoneiro negado ou cancelado;
  • CNH suspenso: Caminhoneiros com a carteira de motorista suspensa não poderão solicitar o auxílio.

Quantos caminhoneiros estão recebendo este auxílio?

Anteriormente, o Governo Federal havia declarado que quase 900 mil caminhoneiros iriam receber este benefício. Porém, o número de beneficiários ainda nem chegou a 200 mil. É importante ressaltar que a exigência do cadastro na ANTT pode ser um dos fatores da baixa quantidade de listados no auxílio, já que o perfil na Agência precisa estar válido desde antes do dia 31 de maio deste ano.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Vitpho / Shutterstock.com