Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 lições de empreendedorismo que você não aprendeu na escola

Existem muitos comentários pela internet falando da importância de aprender sobre finanças e empreendedorismo na escola, pois quando se planeja abrir o próprio negócio, geralmente, o empreendedor não tem base alguma.

Pensando nisso, a empresária Jane Mosbacher Morris, por meio da revista americana Entrepreneur, focada em empreendedorismo, separou 5 lições que aprendeu durante a sua trajetória empreendedora que não foram ensinadas na escola, confira!

Suas conquistas nem sempre serão lineares

Na escola é falado que, se estudarmos muito, vamos tirar ótimas notas, o que é verdade. O aluno costuma receber um retorno equivalente ao esforço. Acontece que, como empreendedor, as coisas podem não funcionar dessa forma.

Mesmo trabalhando muito, pode não haver resultados, e vice-versa. Certas oportunidades podem cair no seu colo, seguindo o ditado “lugar certo, hora certa”, enquanto outras chances podem escapar de você, independente de quanto você se esforçou.

O sucesso no empreendedorismo depende de vários fatores, alguns dos quais não podemos controlar. O mais importante é estar preparado quando a oportunidade certa aparecer.

A rejeição faz parte dos negócios

Como estudante, se você se esforça constantemente, dificilmente vai ter que encarar algum tipo de rejeição quanto aos resultados. Já como empreendedor, receber “nãos” vai fazer parte da sua rotina.

Talvez um cliente ou investidor não tenha interesse em seu produto/serviço, e isso é normal. Se acostumar com as respostas negativas é algo que todas as empresas enfrentam, e não é por conta disso que você deve desanimar.

Nem todo mundo vai gostar de você

É impossível agradar todo mundo, e como empreendedor isso não é diferente. Independente de como você aja ou trate os outros, algumas pessoas não vão gostar de você. Continue trabalhando de maneira ética e siga em frente.

Não fique preso a um pensamento negativo por conta disso, até porque, quanto mais sucesso você alcançar, mais pessoas não vão gostar de você.

Dê atenção ao gerenciamento de pessoas

Os trabalhos em grupo da escola não conseguem passar a importância que essa habilidade tem para o empreendedorismo. É comum cada um fazer a sua parte de forma individual e no final juntar tudo em uma coisa só. Mas, no mercado de trabalho, as coisas não são fáceis assim.

Saber delegar tarefas, trabalhar em conjunto e se comunicar de maneira adequada com as pessoas é essencial para ter bons resultados como empreendedor.

Não tenha medo de divulgar o seu trabalho

Quando estamos na escola, o feedback pelo nosso esforço vem sem a necessidade de nos promovermos, pois os professores já dão esse retorno. Como profissional, a avaliação pelo seu trabalho não vem tão fácil, é necessário divulgar o que você faz para saber se está indo bem ou não.

Saber a opinião das pessoas sobre o seu trabalho é essencial para melhorá-lo. Não tenha medo de tirar as suas dúvidas, o segredo é se expor à opiniões sobre o seu resultados e estar aberto às mudanças.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: StockSnap / Pixabay.com