Aqui no site Seu Crédito Digital estamos sempre falando sobre o Score de crédito. Só para exemplificar, já falamos por aqui sobre como aumentar o seu Score e sobre as principais causas para um Score baixo. Desta vez, vamos elencar os principais mitos do Score de crédito. Ou seja, fatos que simplesmente devem ser desconsiderados, tanto para aumentar ou evitar para que ele seja diminuído.

Leia também:

Como pedir o novo cartão do Nubank.

Banco Inter vai lançar programa de pontos em breve.

Como descobrir qual é o cartão de crédito ideal para você?

Confira os 5 principais mitos do Score de crédito

As empresas Boa Vista SCPC e Serasa Experian possuem enormes bancos de dados com informações pessoais e financeiras de milhões de brasileiros. Através destas informações e de cálculos matemáticos é elaborada a sua pontuação, e disponibilizada para consulta por empresas que estão liberando crédito aos consumidores. Entretanto, as informações sobre o Score de crédito muitas vezes são equivocadas.

CPF na nota fiscal aumenta a pontuação?

MITO. A inclusão do seu CPF na nota fiscal não faz parte das informações que são utilizadas para o cálculo do seu Score de crédito. Portanto, informar o seu CPF no ato da compra para que seja informado na nota não afeta sua pontuação. Contudo, compras no cartão de crédito, pagamento de contas de água, luz, telefone, entre outras são consideradas.

Quanto maior a renda, maior a pontuação

MITO. Independente da sua renda, o Score de crédito considera somente o seu histórico como bom pagador. Ou seja, considera somente atrasos e pagamento em dia. A renda não interfere em ser um bom pagador ou não.

Consultar o score diminui sua pontuação

MITO. Você mesmo consultar o seu Score de crédito não diminui a sua pontuação. Contudo, se pedir crédito ao mercado, e determinada empresa consultá-lo, vai sofrer uma pequena redução no Score. Isso acontece porque você está procurando por crédito no mercado.

score de crédito

O Score pega todo o seu histórico financeiro

MITO. O Score é construído à partir de informações de um ano. Tanto que o Serasa Consumidor disponibiliza na sua plataforma uma ferramenta que permite analisar o desempenho do seu Score ao longo dos últimos doze meses. Portanto, pode acontecer de demorar até doze meses para aumentar o seu Score de crédito, desde que você mude o seu comportamento de consumo.

O Score utiliza somente dados negativos

MITO. O Score utiliza tanto dados positivos como negativos. Se você atrasar uma simples conta de luz, pode sofrer redução no Score. Por outro lado, se você pagar todas as suas contas em dia, terá mais chances de aumentar o seu Score.

Gostou da notícia?

Nos siga no FacebookTwitter e Instagram para continuar acompanhando os artigos sobre cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado às Fintechs.