Um assunto que tem sido bastante recorrente nas nossas vidas é o Score do Boa Vista SCPC e do Serasa Consumidor. Inclusive surgem dúvidas pelo fato de normalmente apresentarem pontuações diferentes. Independente disso, é fundamental ter uma boa pontuação para poder adquirir crédito do mercado. Pensando nisso, elencamos aqui 10 dicas para aumentar o seu Score. Confira.

Leia também:

Agora você pode consultar seu CPF e Serasa Score nas Lojas Americanas

Para que serve o Score

O Score é vinculado ao CPF, e foi criado para a análise de risco de um consumidor. Ou seja, calcular a probabilidade de alguém honrar os seus compromissos pelos próximos doze meses. Essa pontuação é calculada pelas agências de proteção ao crédito, como a Boa Vista SCPC e Serasa Consumidor, e serve para que uma instituição financeira libere ou não o crédito para você.

Entretanto, as empresas de proteção ao crédito não divulgam como chegam nessa pontuação. Elas possuem bancos de dados próprios, e analisam automaticamente através de modelos estatísticos. Essa prática é amplamente utilizada no mundo inteiro.

A pontuação vai de zero a 1.000 pontos. Um Score de 300 pontos indica alto risco de inadimplência, entre 300 e 700 pontos médio risco, e acima de 700 pontos é um bom Score.

10 dicas para aumentar o seu Score

10 dicas para aumentar o seu Score

1) Faça a consulta do seu Score

Tendo essa informação, é mais fácil de saber o quanto você precisa aumentar sua pontuação do Score. Caso seu Score esteja abaixo dos 700 pontos, é necessário melhorar. Contudo, é necessário ter cautela ao consultar seu CPF, pois um número de consultas excessivas pode prejudicar o seu Score. Portanto, faça isso apenas uma vez ao mês. Consulte seu Score no SPC e no Serasa.

2) Limpe seu nome

É fundamental ter o seu nome limpo no SPC e Serasa. Além da consulta do seu Score, verifique eventuais pendências que tiver no seu nome e negocie diretamente com estas instituições. Todavia, caso não tenha o dinheiro para pagamento à vista, negocie e pague em parcelas. O seu nome será excluído dos cadastros de inadimplentes assim que pagar a primeira parcela. As empresas tem um prazo de cinco (5) dias para isso.

3) Pague dívidas antigas no seu nome

Mesmo aquelas dívidas que caducaram, é necessário buscá-las e negociar com os seus credores a melhor forma de pagamento, para eliminar a pendência no Registrato do BACEN. Isso poderá prejudicar o seu relacionamento com a maioria das instituições. Além disso, as instituições financeiras conseguem verificar absolutamente toda a sua vida bancária no Banco Central, através do SCR, nos últimos 13 meses.

4) Coloque contas básicas no seu nome

Caso você ainda não tenha, coloque as contas básicas no seuu nome, como água, luz, telefone, internet, TV a cabo, etc. Com isso, você terá um histórico de pagamentos associado ao seu CPF.

5) Tenha contas em banco

Tenha conta em mais de uma instituição financeira e mantenha um bom relacionamento. Isso ajudará no seu histórico como bom pagador, e influenciará positivamente no seu Score de Crédito. Todavia, não precisa ter as contas somente para gastar. Utilize com parcimônia, e utilize o cartão de crédito de determinado banco, e mantenha a poupança em outro, por exemplo.

6) Compre a prazo

É importante você ter alguns crediários no seu nome e compras às vezes a prazo, mesmo que não precise. Caso realmente prefira o pagamento à vista, utilize sempre um cartão de crédito, ou débito. Isso vai auxiliar na retomada da sua pontuação.

Compre a prazo

7) Pague as suas contas em dia

Pague as suas contas religiosamente em dia. Sempre que puder, antecipe os pagamentos, e evite pagamento de multas, de negativação no SPC ou Serasa e redução do seu Score de crédito.

8) Coloque as suas contas em débito automático

Essa atitude é melhor ainda. Com isso, você vai garantir que as contas, boletos e faturas serão pagas emm dia. Portanto, estará também criando um histórico de bom pagador, paralelamente. Isso será benéfico para aumentar o seu Score de crédito em ambas instituições.

9) Mantenha os seus dados atualizados

Tente manter sempre os seus dados atualizados em todas as instituições que mantiver relacionamento. Contudo, o seu endereço deve coincidir com o cadastro no SCPC Boa Vista e Serasa Consumidor. Isso facilitará o entendimento das instituições financeiras de que você não está se escondendo, e que pretende ser encontrado e manter em dia os seus pagamentos.

10) Abra o Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo pode auxiliar na concessão de crédito pelos bancos. Ele é uma forma de melhorar a precisão do Serasa Score, pois as informações dos seus pagamentos são computadas na pontuação. Portanto, tanto no SCPC quanto no Serasa, quanto mais tempo ficar sem negativação, melhor é para o seu Score de crédito.

Considerações finais

Além de todas essas dicas, fica a dica que aumentar o seu Score não acontece da noite para o dia. Trata-se de um trabalho de médio prazo, mas que logo nos primeiros meses você verá o resultado. O ideal é seguir sistematicamente ao longo de doze meses, que é o período que o Score é renovado completamente. Por favor, caso você tenha mais algumas dicas para aumentar o seu Score, deixe seu comentário logo abaixo.

Gostou da notícia?

Siga-nos em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Sobre o autor Ver todos os posts

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fundador do Seu Crédito Digital e do Optclean Tecnologia.

Comentários no Facebook