Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

6 benefícios liberados para pessoas de baixa renda que NÃO ESTÃO no CadÚnico; confira

Este grupo de pessoas têm direito a seis benefícios sociais do governo, mas muitos não sabem; confira a lista.

Os moradores de Florianópolis têm direito a diferentes benefícios e programas sociais, mas poucos sabem. Eles estão disponíveis em diferentes situações, e para acessá-los, às vezes, é preciso ter registro no Cadastro Único (CadÚnico).

A inscrição é feita em uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e, a partir disso, os dados socioeconômicos da família serão analisados pelo governo.

Nesse sentido, o CadÚnico é bastante importante. Contudo, a obrigatoriedade do registro pode ser dispensada no caso dos benefícios apresentados a seguir, uma vez que são caracterizados como emergenciais. Para solicitá-los, portanto, basta ir a um CRAS.

Mão segurando um notas de 100 reais.
Imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com

Benefícios poucos conhecidos 

O benefício funeral abrange a oferta de serviços funerários e a disponibilização de uma urna funerária. Seu propósito é diminuir a vulnerabilidade e os riscos associados ao falecimento de um membro da família. Dessa forma, ele pode ser solicitado por ascendentes, descendentes ou parentes até o 2º grau, bem como pela rede de assistência e apoio ao falecido.

Leia também: Como solicitar empréstimo no Banco do Brasil sem precisar sair de casa?

Já o benefício natalidade diz respeito à concessão de uma parcela única de R$ 1.320. A finalidade é aliviar situações de vulnerabilidade e riscos pessoais e sociais resultantes do nascimento de um integrante na família. O pedido deve ser feito entre a 32ª semana de gestação e até 60 dias após o nascimento.

Benefícios relacionados à locomoção

Com o benefício Transporte I as pessoas em situação de rua podem conseguir passagens intermunicipais ou interestaduais para retornar à sua cidade de origem. Já o Transporte II é limitado às passagens municipais. A intenção desse benefício é possibilitar o acesso aos serviços e programas socioassistenciais mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Além disso, esse auxílio é empregado para atender a situações emergenciais e específicas identificadas no contexto do acompanhamento familiar, bem como para encaminhamentos relacionados à política de assistência social.

Outros auxílios

O Benefício Alimentação oferece uma cesta básica de alimentos ou dinheiro em momentos de dificuldade financeira. Assim, cada família pode acessá-lo até três vezes, dentro do período de um ano, a fim de garantir alimentos essenciais.

Já o Benefício Emergência ou Calamidade é uma ajuda temporária em dinheiro, bens ou consumo para reduzir as consequências de desastres e calamidades que afetam a segurança e a vida das comunidades. Por fim, sua ativação acontece em situações de emergência para fornecer assistência imediata e atender às necessidades básicas das pessoas em momentos de crise.

Imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com