Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Para que serve o CRAS?

O CRAS é amplamente conhecido por fazer os registros do CadÚnico, mas ele oferece outros serviços fundamentais; conheça-os!

CRAS é a sigla usada para se referir a uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social. Esses espaços são administrados pelas prefeituras e seguem o real objetivo de seus nomes. 

Quando pensamos em CRAS, logo associamos a inscrição do Cadastro Único (CadÚnico) e programas sociais como o Bolsa Família, Auxílio-gás e Benefício por Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Contudo, essas unidades oferecem uma extensa lista de serviço para alcançar o objetivo de ser realmente um centro de referência no que diz respeito à assistência social. Portanto, à vista disso, nós iremos apresentar uma lista com os principais serviços oferecidos pelo CRAS; acompanhe.

Quais são os serviços oferecidos pelo CRAS?

  • Acesso a serviços, benefícios e programas de assistência social;
  • Orientação acerca de outros serviços públicos;
  • Ajuda para solucionar dificuldades de convívio e de cuidados com os filhos;
  • Receber suporte e diretrizes sobre como agir em situações de violência doméstica;
  • Obter informações sobre os benefícios sociais;
  • Receber orientação sobre seus direitos;
  • Reforçar os laços com a família e a comunidade.
Fachada de uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que oferece serviços sociais.
Imagem: Vinicius R. Souza / shutterstock.com

Neste ponto, você já pode reparar que os serviços são vitais para oferecer um apoio completo às pessoas, auxiliando-as a enfrentar obstáculos pessoais, familiares e sociais, enquanto asseguram o acesso a recursos e informações essenciais para uma vida saudável e protegida.

Veja também:

Como o saque com cartão de crédito funciona?

Como fazer a inscrição no CadÚnico?

O CadÚnico é o banco de dados do governo onde as informações sociais e econômicas das famílias de baixa renda são guardadas. Portanto, é interessante fazer o cadastro, visto que ele pode garantir acesso a benefícios e programas sociais. 

Sendo assim, no CRAS, você preencherá um formulário com informações sobre a sua família, como renda, despesas, escolaridade, entre outros. Ademais, para isso, é preciso ter mais de 16 anos e apresentar os documentos pessoais de toda família, além de comprovante de endereço e de renda.

Imagem: Vinicius R. Souza / shutterstock.com