Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

6 truques para poupar energia elétrica no verão

Quer economizar na conta de energia elétrica enquanto enfrenta a onda de calor que está assolando o país? Confira 6 dicas!

O verão traz consigo não apenas dias quentes, mas também um aumento significativo na demanda por energia elétrica. Com o uso intensificado de aparelhos como ventilador, ar-condicionado e outros dispositivos eletrônicos, a conta de luz pode se tornar uma preocupação para muitos brasileiros.

Nesse contexto, adotar práticas para poupar energia não apenas beneficia o bolso, mas também contribui para a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. A seguir, trouxemos seis truques para ajudar a economizar energia elétrica durante as ondas de calor. Confira!

A importância de poupar energia no verão

O verão é conhecido por ser uma estação que eleva a demanda por eletricidade devido ao uso intensivo de equipamentos de refrigeração. Assim, essa maior demanda pode resultar em custos adicionais para o consumidor e pressionar o sistema elétrico.

Portanto, poupar energia elétrica durante essa época do ano não só alivia o bolso dos brasileiros, mas também ajuda a reduzir o impacto ambiental associado à produção de eletricidade.

6 dicas para economizar energia no calor

Mão segurando uma lâmpada. Abaixo, em uma superfície, uma conta de energia, outros papéis, uma calculadora e moedas
Imagem: Daniel Krason / shutterstock.com

1. Desligue a luz e tire os aparelhos da tomada

Uma prática simples, mas eficaz, é apagar as luzes e desligar os aparelhos eletrônicos quando não estiver no ambiente. Além disso, tirar aparelhos — como micro-ondas, televisão, entre outros — da tomada evita o consumo de energia em modo stand-by.

Veja também:

Pessoas com deficiência auditiva possuem direito a alguma aposentadoria do INSS?

2. Escolha um único dia para passar todas as roupas

No verão, o ideal é escolher um dia específico para passar todas as roupas acumuladas. Assim, evita-se o uso frequente do ferro elétrico, que consome bastante energia.

3. Não use o ar-condicionado em ambientes abertos

Ao utilizar o ar-condicionado, certifique-se de que portas e janelas estão fechadas para otimizar o seu funcionamento. Além disso, optar por modelos mais econômicos, como os splits, também faz diferença.

4. Deixe o chuveiro desligado nos dias mais quentes

Aproveite os dias quentes para economizar energia desligando o chuveiro durante o banho. Isso reduz o consumo de um dos aparelhos que mais consome energia em uma residência.

5. Opte pelo “Mercado Livre de Energia”

Optar pela contratação do “Mercado Livre de Energia” pode ser uma alternativa econômica. Com ele, é possível comprar energia, o que acaba proporcionando maior controle sobre os custos. A saída é válida, principalmente para os consumidores do Grupo A, aqueles conectados em alta ou média tensão.

6. Utilize energia compartilhada

A energia por assinatura, como a solar, é uma opção inovadora para economizar. Mesmo recebendo a conta de energia em casa, a adoção de fontes renováveis pode significar uma redução significativa nos custos.

Imagem: Renata Photography / Shutterstock.com