Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aproximadamente 62 milhões de brasileiros estão inadimplentes, diz SPC

Mesmo que o volume total de dívidas tenha recuado cerca de 0,29% em janeiro, ao todo temos ainda 62 milhões de brasileiros inadimplentes. Ou seja, com o CPF negativado. Os dados foram detectados em um levantamento realizado pela CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, e pelo SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito.

Leia também:

3 cartões de crédito sem anuidade e que não exigem comprovação de renda.

Jeitto dá crédito de R$ 30 a R$ 500 e sem juros.

Justiça proíbe oferta de empréstimo consignado por telefone.

Aproximadamente 62 milhões de brasileiros estão inadimplentes, diz SPC

Houve portanto, um recuo nos números. Isso porque em dezembro de 2018, o número de inadimplentes era 2,75% maior. Contudo, de acordo com as entidades, aproximadamente 40% da população com mais de 18 anos tem ao menos uma dívida em atraso.

O comércio e a comunicação registraram queda de 7% no montante das dívidas. Nos bancos o crescimento foi de 2% e nas contas de serviços básicos como água e luz, foi um aumento de 14%.

Ainda, conforme o presidente do CNDL – José Cesar da Costa, não temos um cenário otimista: “Este cenário só deve mudar quando a retomada da economia for percebida de fato pelos consumidores, ou seja, com a criação de novos empregos e o aumento renda”.

A maior parte dos inadimplentes – 17,6 milhões, refere-se a consumidores com idades entre 30 e 39 anos. Ou seja, 51% da população nesta faixa etária. Para consumidores com idades entre 25 e 29 anos, equivale a 44% de inadimplentes. Todavia, para os mais jovens, com idades entre 18 e 24 anos, a proporção cai para apenas 17%. Por outro lado, entre os idosos (65 a 84 anos), a inadimplência chega aos 33%.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, reforça que não é baixo o número de consumidores que limpam o CPF e acabam retornando. Isso ocorre pelo mau uso do crédito e da falta de controle das próprias finanças. Nestes casos, é fundamental uma reorganização financeira, estabelecendo disciplina para que não se gaste mais do que ganha.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter, Instagram. Assim, acompanhe notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.