85% dos consumidores compram online pelo menos uma vez por mês, aponta pesquisa
Compras online crescem cada vez mais entre os consumidores brasileiros e diversos motivos explicam o cenário. Confira!
O hábito de realizar compras online se torna cada vez mais comum entre os consumidores. Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com a Oktadesk, 85% das pessoas compram na internet pelo menos uma vez por mês e ainda 3 em cada 10 fazem isso pelo menos uma vez por semana.
Nesse sentido, os sites e os marketplaces lideram como os principais meios de adquirir novos produtos sem precisar sair de casa. Além disso, o estudo também mostra quais são os principais motivos que levam o brasileiro a optar pelo ambiente digital.
Ao que tudo indica, esse tipo de compra deve continuar em trajetória de alta. Inclusive, nos últimos meses, 58% dos consumidores disseram que fizeram mais compras em lojas online do que em lojas físicas e 54% acreditam que essa frequência deve aumentar futuramente.
Motivos que levam às compras online
De acordo com a pesquisa, são diversos os motivos que levam o consumidor a optar por comprar em lojas online. Veja quais são os principais.
- Preços mais baixos do que nas lojas físicas: 58%;
- Praticidade de comprar sem sair de casa: 57%;
- Promoções que só encontro na internet: 56%;
- Facilidade para comparar preços: 49%.
Diante desse cenário, na hora de escolher pela loja, os fatores que mais importam são:
- Frete grátis: 73%;
- Promoção: 64%;
- Prazo de entrega: 48%:
- Cupom de desconto: 46%.
Veja também: Carros menos seguros do Brasil são revelados; veja se o seu está na lista

Consumidores evitam produtos na internet
Por fim, ao considerar as compras realizadas nos últimos meses, a pesquisa mostra quais produtos os consumidores não comprariam online. Confira os mais votados:
- Óculos: 24%;
- Colchões: 23%;
- Artigos de pets: 21%;
- Alimentos: 15%.
Em contrapartida, roupas, calçados e eletrônicos são os itens que mais são comprados em lojas online pelos brasileiros. De modo geral, 71% desse tipo de compra são efetuadas por meio de celulares e 27% por computadores ou notebooks.
Imagem: Achira22 / Shutterstock.com