Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Abranet se posiciona após graves acusações da Febraban ao Banco Central; confira

A Abranet respondeu as acusações da Febraban em relação às empresas de maquininhas independentes. Entenda o caso!

A Associação Brasileira de Internet (Abranet) respondeu às graves acusações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) quanto ao uso de maquininhas independentes. Dessa forma, a associação aponta que os bancos querem atingir esse tipo de empresa.

Isso acontece porque a Federação ingressou com duas representações no Banco Central pedindo a investigação e punição contra essas companhias sob a acusação de fraude. Confira mais detalhes sobre esse caso adiante.

Abranet responde Febraban após pedidos de representações no Banco Central

Pessoa segurando cartão de crédito e outra segurando maquininha de cartão
Imagem: Nattakorn_Maneerat / Shutterstock.com

Uma das razões dessa “briga” é a questão dos juros rotativos do cartão de crédito. De acordo com a Abranet, a Febraban não demonstrou relação entre o Parcelado Sem Juros (PSJ) e os elevados juros cobrados pelos grandes bancos. O argumento deles é que, apesar do PSJ, os juros do cartão de crédito continuam exorbitantes, atingindo a marca de 445% ao ano.

Em meio às discussões, a Federação é a única entidade que defende a drástica redução do número de parcelas do PSJ, indo contra empresas independentes de maquininhas e o setor varejista. Dessa forma, a Abranet argumenta que a Febraban, sem conseguir impor sua agenda de atenção ao PSJ, agora direciona ataques às empresas independentes por meio da representação ao Banco Central (BC).

No entanto, a Associação acredita que essa postura poderá prejudicar a competição no mercado, o que impactaria negativamente milhões de brasileiros. Ainda, a Abranet acredita que o Banco Central reconhecerá a legalidade dos procedimentos de suas empresas associadas, sempre apoiando a competição no mercado.

Entenda as ações da Febraban

A Federação apresentou duas representações junto ao Banco Central na última quarta-feira (6). As representações visam investigar e penalizar as empresas de maquininhas independentes Stone, Mercado Pago e PagSeguro, além da carteira digital PicPay. A Febraban alega que essas empresas estariam cobrando, de maneira disfarçada, juros dos consumidores.

Veja também:

Febraban acusa maquininhas independentes de fraudes; entenda

Ainda segundo a Febraban, as referidas empresas teriam estabelecido um modelo de “Parcelado Sem Juros Pirata”. Conforme explica a entidade, esse esquema faria com que as empresas cobrassem juros dos consumidores, embora a cobrança aparecesse na fatura do cartão de crédito como modalidade de parcelado sem juros. Logo, isso gerou a resposta da Abranet contra a Febraban.

Imagem: Nattakorn_Maneerat / Shutterstock.com