Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Abrir uma franquia vale a pena? Confira suas principais vantagens!

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Muitas pessoas desejam se tornar seus próprios padrões, mas por não saberem como alcançar este objetivo, acabam embarcando empreendimentos duvidosos. Por isso, vamos te explicar como abrir uma franquia e quais as vantagens dessa empreitada!

O que é uma franquia?

Uma franquia, basicamente, é uma unidade de um negócio já existente. A empresa detentora dos direitos da marca, vende seu modelo de negócio para um franqueado começar um empreendimento com uma estrutura e suporte sólidos. 

A partir do momento que o franqueado compra uma unidade de um negócio já existente, ele passa a ter o direito de uso da marca. Por exemplo, ao adquirir uma franquia da loja de calçados X, o comprador passará a administrar esta determinada unidade, já com o modelo de negócio sólido.

Como abrir uma franquia?

Antes de abrir uma franquia é preciso avaliar o mercado financeiro e se este empreendimento é cabível. Confira as principais etapas para abrir uma franquia!

Qual a franquia que mais se encaixa no seu perfil de empreendedor

Avaliar o perfil empreendedor antes de fechar com uma franquia é fundamental. Antes de tudo, analise as características, princípios e modelo de negócio da empresa. Caso estes aspectos não se enquadrem em seu perfil, o ideal é que se procure outra franquia que se adeque mais aos seus objetivos.

Confira se a franquia é viável financeiramente

O valor de uma franquia pode ultrapassar o teto de R$ 150 mil, ou seja, se o dinheiro a ser gasto ultrapasse seus limites financeiros, o certo a se fazer é que procure por uma franqueadora que venda seus direitos a uma quantia menor. Pois, vale lembrar que ainda existem uma série de obrigações legais que o franqueado precisará cumprir após a abertura da unidade.

Análise o modelo de negócio

O modelo de negócio é um dos principais aspectos a serem analisados antes de adquirir uma franquia. Portanto, analise se o modelo da empresa tem os mesmos princípios que os seus.

Porque, por exemplo, se você deseja abrir uma franquia de calçados importados, de nada adiantará você fechar com uma franqueadora que oferece um modelo de negócios que tenha como ponto principal tênis a preços populares.

Inicie as negociações com a empresa

Se você analisou todos os pontos ditos anteriormente e chegou a conclusão que determinada franquia é a ideal. Então, chegou a hora de entrar em contato com a franqueadora para firmar oficializar o acordo.

Quais as vantagens de abrir uma franquia?

Abrir uma franquia é uma boa opção de empreendimento para quem deseja ter um negócio. Confira quais são suas principais vantagens!

  • Estrutura pronta: Ao adquirir uma franquia, o empreendedor passa a possuir uma marca sólida com um modelo de negócios já estabelecido;
  • Menor risco de dar errado: Como uma franquia é apenas uma pequena parte de uma empresa já consolidada, a chance de insucesso é menor que começar um empreendimento do zero;
  • Ponto de venda: Muitas franquias já possuem um ponto de venda pré-estabelecido e escolhido de forma estratégico para impulsionar os negócios;
  • Marketing já estabelecido: Ao adquirir uma franquia muitas vezes o empreendedor não precisará se preocupar com o marketing, já que a maioria já possui uma equipe especializada cuidando desta parte do negócio.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: @mrsiraphol / Freepik