Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Acesso ao Desenrola pode ser ampliado a mais pessoas em breve; entenda

Entenda a ampliação do Projeto do Governo Federal Desenrola Brasil e saiba se você também poderá participar.

No último dia 16 de fevereiro, um projeto de lei que pode beneficiar produtores de cacau foi apresentado. Trata-se do PL 5708/23, que visa permitir a participação desses agricultores no Desenrola Brasil, programa que possibilita a renegociação de dívidas com bancos, fornecedores e o varejo, excluindo financiamentos imobiliários.

A proposta parece estar sendo bem recebida, já que abre uma janela de oportunidades para os agricultores que estão endividados e precisam reestruturar suas finanças. Isso porque, de acordo com a atual Lei do Desenrola Brasil, as pessoas com dívidas de crédito rural não podem participar do programa.

Projeto de ampliação do Desenrola Brasil

Mão esquerda mexendo em uma calculadora enquanto mão direita segura uma caneta e escreve algo em uma papel
Imagem: Zadorozhnyi Viktor / shutterstock.com

No entanto, o projeto de lei propõe uma mudança nessa norma. Se aprovado, permitirá que essas dívidas sejam renegociadas pela atividade cacaueira pelo prazo de até 12 meses após a edição da nova lei. Segundo as regras gerais, a vigência do Desenrola Brasil vai até o dia 31 de março de 2024.

O deputado Zé Neto, responsável pelo projeto, afirma que o nível atual de endividamento do setor cacaueiro é muito alto. Isso se deve, principalmente, ao combate à doença vassoura de bruxa e aos preços do cacau, que nem sempre favorecem o produtor.

Endividamento de produtores de cacau

Por fim, Neto acredita que, ao aliviar o endividamento, os agricultores terão a oportunidade de investir ainda mais na modernização de suas práticas agrícolas. Isso contribui para a estabilidade econômica do setor e, consequentemente, para o país.

Veja também:

Estado não reajusta piso regional e milhões de trabalhadores sofrem com salários desvalorizados

O projeto será avaliado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Assim, temos um cenário positivo para a evolução da proposta, que deve colaborar significativamente para que os produtores de cacau consigam lidar com suas dívidas e promover melhorias em suas produções.

Imagem: Zadorozhnyi Viktor / shutterstock.com