Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Onda de endividamento no cartão de crédito no Brasil: como enfrentar o problema?

Explore a crescente onda de endividamento no cartão de crédito. Entenda os fatores contribuintes e veja dicas valiosas para gerenciar dívidas!

O Brasil enfrenta um crescente problema com o endividamento no cartão de crédito, com 86,8% das famílias brasileiras admitindo ter algum tipo de dívida nessa modalidade em janeiro deste ano, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic).

O uso do cartão de crédito tem longa história no país, com níveis altíssimos desde o início da pesquisa em 2010. Nos primeiros meses de 2024, como em todos os outros meses, essa modalidade liderou o ranking de tipos de dívidas do país. No entanto, nos últimos anos, chegou a valores jamais vistos pela Peic.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), responsável pela pesquisa, revelou que a taxa registrada em janeiro superou em 1,0 ponto percentual (p.p.) a observada no mesmo mês de 2023 (85,8%) indicando um aumento no uso do cartão de crédito entre os consumidores.

Os reflexos da Covid-19 no endividamento

Pessoa rodeada de papéis sentada no chão
imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com

A taxa de endividamento das famílias brasileiras no cartão de crédito disparou desde o início da pandemia de Covid-19. Por exemplo, em 2020, a taxa estava em 78,0%. Agora, mais de 10 pontos percentuais de aumento foram registrados em apenas três anos. Desse modo, isso ocorreu, principalmente, devido à crise sanitária despertada pelo coronavírus.

A pandemia levou a um aumento na inflação global, inclusive no Brasil. Para conter a taxa inflacionária, o Banco Central do Brasil elevou os juros ao maior patamar em seis anos em 2022, reduzindo o poder de compra do consumidor. Isso encareceu o crédito, aumentando o endividamento e a inadimplência.

Dicas para lidar com as dívidas do cartão de crédito

Para quem quer se livrar das dívidas do cartão de crédito em 2024 e precisa de algumas dicas sobre como começar esse processo, aqui estão algumas a serem consideradas:

  • Crie uma lista de todas as dívidas do cartão de crédito que você tem. Nela, inclua valores, taxas de juros e datas de vencimento;
  • Avalie bem todos as suas despesas do mês e crie um orçamento condizente com a sua realidade. Assim, corte gastos desnecessários e busque maneiras de direcionar mais dinheiro para a quitação de dívidas;
  • Evite fazer mais compras no cartão de crédito até que todas as dívidas estejam sob controle;
  • Negocie diretamente com a empresa do cartão de crédito para tentar obter taxas de juros mais baixas ou um plano de pagamento mais acessível;
  • Priorize o pagamento das dívidas com taxas de juros mais elevadas, enquanto realiza os pagamentos mínimos nas demais contas;
  • Considere a possibilidade de consolidar as dívidas em um único empréstimo para ter maior controle dos pagamentos;
  • Procure maneiras de aumentar sua renda, seja com trabalhos temporários ou vendendo itens desnecessários;
  • Se, mesmo com todas essas estratégias, a situação se tornar insustentável, busque orientação financeira com um profissional.

imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com