Primeiramente, queríamos falar que você a frente de muitos brasileiros, pois está pensando muito bem e aprendeu bastante sobre educação financeira. Adiantar pagamento de empréstimo online é uma ótima escolha se você tem caixa para fazer isso. Até porque, você elimina os juros que são cobrados em cima de cada parcela.

É provável que você também goste:

Coronavírus: pagamentos online ou por aproximação podem limitar o contágio da doença

Atenção: últimas horas para o saque imediato do FGTS

Crise do coronavírus reforça importância de reserva de emergência

Adiantar pagamento de empréstimo online – Como fazer isso?

Optar por adiantar o pagamento do seu empréstimo online fará com que você economize boas quantias de dinheiro, mas antes de tomar essa decisão, vamos pensar com calma sobre elas? Sabemos que quando conseguimos a liberação de um empréstimo online, juros são acrescidos em cada parcela, isso porque, é a forma com que as instituições ganham dinheiro.

Talvez, o que você ainda não saiba é que o Código de Defesa do Consumidor garante que o desconto de juros seja retirado em cada antecipação. Segundo o artigo 52 do código:

“§ 2º É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos. ”

Ou seja, você pode fazer isso! Mas você deve se perguntar: É melhor quitar ou deixar meu dinheiro investido? Vamos entender melhor isso agora!

Qual a melhor opção: Deixar o dinheiro na poupança ou adiantar o pagamento?

Você precisa entender que nem sempre poupar vai significar ter renda extra, isso porque, é preciso analisar os critérios de seu empréstimo e o rendimento da poupança, por exemplo. Antes de tomar essa decisão, avalie quanto a parcela de seu empréstimo online tem comprometido a sua renda mensal. Se ela estiver passando de 30%, já é um bom motivo para quitação.

Avalie também o seu rendimento da poupança, afinal do que adianta os juros do empréstimo superar a liquidez da poupança? Você estará perdendo dinheiro do mesmo jeito!

Quer descobrir como calcular o desconto por antecipação?  A gente ensina para você.

Como calcular o desconto por adiantar pagamento de empréstimo online?

Já existe uma fórmula para que esse desconto por antecipação seja calculado e quem regulamente é a BACEN pela resolução 3.516/07.

Basicamente, o que será usado para esse calculo será a taxa média da SELIC no momento da contratação e a o valor já liquidado do contrato. Para você entender melhor, o cálculo é o seguinte:

Taxa contratada – TMS na data da contratação + TMS na data da liquidação = Taxa de desconto

Para você compreender melhor, vamos colocar um cenário:

Imagine que você contratou um empréstimo com uma taxa de 15% ao ano, em outubro de 2015. E dois anos depois, em outubro de 2017, você quisesse fazer esse calculo.

Ele ficaria assim:

  • Taxa do empréstimo: 15% ao ano
  • Selic em outubro 2015: 13,25% ao ano
  • Selic em outubro de 2017: 9,25% ao ano

Teríamos então:

15 – 13,25 + 9,25% = 7,5% ao ano seria a taxa de desconto de seu juros para o adiantamento do pagamento.
O que você pode perceber é que como a taca SELIC era maior no ato da contratação e agora está menor, o seu desconto será MENOR na hora de quitar oi fazer a amortização da sua dívida.

Parece algo bastante complicado de fazer, mas normalmente, quando você diz ao seu banco ou a instituição financeira que você quer quitar seu empréstimo, eles mesmos fazem esse calculo. É claro que você deve conferir tudo antes de efetuar o pagamento.

Como conferir se o calculo de valores está correto?

Seja online ou mesmo em contato direto com a empresa, é comum que o calculo já seja realizado automaticamente pelo sistema. No entanto, é sempre bom conferir se estão trabalhando com a taxa SELIC correta.

Entendemos que fazer esse calculo manualmente pode ser um grande desafio, mas existe uma ferramenta que pode facilitar tudo para você.

O governo, como forma de ajudar o consumidor, elaborou uma calculadora automática de calculo de antecipação de empréstimo.

Tudo o que você precisará é fazer o preenchimento correto, com os dados de seu contrato e pronto.

Use a ferramenta de cálculo aqui

Já calculei e agora quero adiantar pagamento do empréstimo, o que devo fazer?

Se você já fez uso da ferramenta e acaba de descobrir que, realmente, vale a pena fazer a antecipação do pagamento, agora será necessário entrar em contato com a empresa ou instituição financeira que liberou o dinheiro para você.

Você deve falar que tem a intenção de antecipar parcelas ou efetuar a equitação. A partir disso, eles vão fazer os cálculos e emitir o boleto para pagamento.

Antes de efetuar o pagamento desse boleto, verifique se as informações e o desconto de juros estão batendo com seus cálculos anteriores.

Caso você perceba que algo está incorreto, entre em contato com a empresa e sinalize o erro.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: WAYHOME studio via shutterstock