Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, 13º salário do Auxílio Brasil vai sair ou não?

Os beneficiários do Auxílio Brasil, que receberam em 2019 um pagamento extra, se perguntam se o 13º salário vai sair neste ano.

Com a proximidade do final de ano, um benefício muito aguardado pelos brasileiros é o pagamento do 13º salário. Tanto os trabalhadores de carteira assinada, quanto os aposentados e pensionistas, recebem todos os anos um pagamento extra.

Embalados com essa bonificação, os beneficiários do Auxílio Brasil, que receberam em 2019 um pagamento extra do programa, também se perguntam se o 13º salário vai sair neste ano. Afinal, será que existe a possibilidade de pagamento desse benefício? Abaixo, confira os detalhes.

Houve o pagamento de um 13º salário do Bolsa Família em 2019?

Sim. Em 2019, Bolsonaro realizou o pagamento de um 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família. Isso ocorreu graças a uma Medida Provisória (MP) que estimava o pagamento do benefício. O auxílio foi pago no mesmo valor do benefício e conforme o calendário de pagamento do programa social.

Como justificativa na época, Bolsonaro disse que criou esse abono natalino, depois que a oposição, durante a campanha eleitoral, disse que Bolsonaro acabaria com o benefício social. Diante disso, ele teve a ideia de dar esse bônus aos que necessitam do programa.

Já em 2020 e 2021, não houve o pagamento da parcela adicional. E em 2022? Será que o pagamento será feito? Veja abaixo.

E em 2022, esse pagamento extra vai acontecer?

Não. De acordo com o Ministério da Cidadania, “não há previsão de pagamento” de um 13º salário para quem recebe o Auxílio Brasil. Inclusive, não houve a reserva de nenhum valor no orçamento de 2022, para o pagamento desse abono natalino.

Para pagar um benefício do tipo, seria necessário uma medida provisória, ou Emenda Constitucional, que disponibilizasse esse pagamento extra. Porém, isso aumentaria as despesas do governo e faria o recurso estourar o teto de gastos. Ou seja, fazer o pagamento de um 13º salário do benefício não é algo simples.

Para se ter ideia, neste ano, o governo aumentou o valor mínimo do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600, até o final de dezembro. Porém, para isso, foi preciso aprovar uma Emenda Constitucional, que determinou um estado de emergência e permitiu elevar as despesas do governo fora do teto de gastos.

Calendário de dezembro do Auxílio Brasil

O último pagamento do calendário de 2022 iniciou na última segunda-feira (12) e vai até o dia 23 de dezembro. Junto com a parcela do Auxílio Brasil, será pago o Vale-Gás para quem tem direito.

Os depósitos seguem sendo realizados em dias úteis, conforme a ordem do número final do NIS. Abaixo, confira o calendário do Auxílio Brasil de dezembro de 2022

Data de pagamentoQuem recebe
12 de dezembroBeneficiários com NIS de final 1
13 de dezembroBeneficiários com NIS de final 2
14 de dezembroBeneficiários com NIS de final 3
15 de dezembroBeneficiários com NIS de final 4
16 de dezembroBeneficiários com NIS de final 5
19 de dezembroBeneficiários com NIS de final 6
20 de dezembroBeneficiários com NIS de final 7
21 de dezembroBeneficiários com NIS de final 8
22 de dezembroBeneficiários com NIS de final 9
23 de dezembroBeneficiários com NIS de final 0
Fonte: Caixa Econômica Federal

Imagem: rafapress / shutterstock.com