Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, a dívida caduca ou desaparece em 5 anos? Veja como limpar o seu nome!

Será que a dívida desaparece mesmo após 5 anos? Clique aqui para conferir mais informações sobre os débitos que não são pagos!

Combater a inadimplência é uma luta constante para qualquer indivíduo ou empresa. Um dos termos frequente nessa área é a palavra ‘caducar’, uma condição que surge após cinco anos da dívida. No entanto, o que muitos brasileiros inadimplentes não sabem é que, apesar de a dívida desaparecer dos registros públicos depois desse período, ela ainda existe e ainda pode ser negociada.

De acordo com um estudo realizado pela Serasa em janeiro deste ano, aproximadamente 72,07 milhões de brasileiros se encontravam em situação de inadimplência.

Destes, a maioria tinha entre 41 e 60 anos. Esta é uma situação que leva muitos deles a acreditar que suas dívidas ‘caducariam’. A realidade, no entanto, é um pouco diferente.

Caducidade de dívidas

Duas pessoas com nome sujo calculando as dívidas.
Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com

Embora uma dívida caduque após cinco anos, isso não significa que ela deixe de existir por completo. Em vez disso, o débito torna-se ‘invisível’ em bases de dados de crédito, como a Serasa. Isso significa que, após cinco anos, a dívida não aparecerá mais em órgãos de proteção ao crédito e não estará acessível a outras empresas, a não ser a empresa credora.

As empresas ainda podem cobrar essas dívidas, embora de forma administrativa e amigável. Em alguns casos, é possível negociar o valor entre o indivíduo e a empresa, para que o pagamento possa ser feito mesmo após cinco anos.

E as dívidas bancárias?

As dívidas bancárias são diferentes. Após cinco anos, mesmo que ela deixe de aparecer em bancos de dados de crédito, ainda constará no Sistema de Informações sobre Créditos do Banco Central.

Portanto, qualquer instituição financeira, ao verificar o CPF, pode dificultar o acesso a alguns serviços.

Como solucionar os débitos?

Deixar uma dívida caducar não é uma solução eficaz, pois pode afetar compras futuras e prejudicar seu relacionamento com o mercado. Para remediar a situação, é necessário pagar a dívida, mesmo que por meio de processos de renegociação.

No portal Serasa Limpa Nome, é possível encontrar dívidas caducas e oferecer negociações para quitá-las. Além disso, algumas iniciativas do governo, como o Desenrola Brasil, também tornam esse processo de renegociação mais simplificado.

Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com