Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, como conseguir o Green Card americano?

Já pensou em ter o tão sonhado Green Card para morar nos Estados Unidos? Mas, você sabe como o processo funciona? Clique e entenda!

Se você deseja morar nos Estados Unidos, talvez o Green Card – o visto permanente americano – seja um dos seus maiores objetivos. Quem vai ao país a trabalho ou a estudo, buscando maior qualidade de vida, pode conseguir o visto, mas o processo é longo e pode demorar.

Ainda que a demanda por mão de obra qualificada seja bem grande no país, o processo de morar e permanecer nele legalmente é um desafio a mais para quem deseja mudar de vida. Para isso, é preciso de uma boa assessoria para te ajudar a conseguir o seu visto permanente de morador.

O que é o Green Card?

bandeira dos Estados Unidos com um cartão green card na frente
Imagem: Artiom Photo / Shutterstock

Como falamos anteriormente, esse é o visto permanente para a moradia nos Estados Unidos. É um documento emitido oficialmente pelo governo estadunidense, que garante ao estrangeiro a possibilidade de trabalhar e morar no país, sair e entrar novamente, pelo tempo que quiser.

Veja também:

Usar capacete com prazo de validade vencido dá multa?

Esse documento se assemelha à cidadania, uma vez que quem tira o Green Card possui todos os benefícios de um cidadão dos EUA, como aposentadoria e seguridade social, por exemplo. Além disso, todas as vantagens também estendem-se aos cônjuges e familiares.

Ou seja, se você possuir o Green Card, ele é válido para seu marido/esposa e também para o seu filho, até os 21 anos. Para filhos maiores de idade e irmãos, por exemplo, é preciso solicitar o visto após a cidadania, e o processo pode demorar mais de 10 anos.

Como conseguir o seu visto permanente?

Para pleitear a chance de conseguir o Green Card, é preciso pesquisar bem todas as opções. Atualmente, são mais de 170 possibilidades de se aplicar para o visto de permanência. É preciso atentar-se ao processo, uma vez que, se você errar uma informação, terá que começar todo o processo novamente.

As formas mais comuns de visto permanente são para o trabalho, geralmente solicitado pela empresa. Mas é possível, também, solicitar por conta própria, desde que você obedeça os critérios e seja elegível para a solicitação. Com especialistas no assunto, o processo fica mais fácil e você não corre o risco de errar no preenchimento de informações nos formulários de solicitação.

Por fim, o processo é demorado e bem custoso, sendo em média US$ 30 mil para toda a família, fora a assessoria. O documento não expira, mas é preciso realizar a renovação a cada 10 anos, como acontece com o nosso RG aqui do Brasil.

Imagem: Artiom Photo / Shutterstock