Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, como o score da Serasa é calculado?

Entenda como o score da Serasa é calculado, levando em conta histórico de crédito, pagamentos em dia e outros fatores. Saiba mais!

Sabia que o seu Serasa Score pode ser crucial na hora de obter crédito? Ele reflete detalhadamente o seu comportamento financeiro.

Com uma pontuação variando de 0 a 1000, compreender como esse número é calculado é essencial para aprimorar sua saúde financeira e obter condições mais favoráveis em empréstimos e financiamentos. Vamos explorar esse processo neste artigo!

Fatores que influenciam o cálculo do Serasa Score

Celular mostrando score de crédito
Imagem: Song_about_summer / shutterstock.com

O cálculo do Serasa Score é determinado a partir de quatro principais critérios, cada um com um peso específico. O compromisso com o crédito, que representa 55% do total, é o mais impactante, seguido por registros de dívidas e pendências, que tem um peso de 33%. Consultas frequentes ao seu CPF por parte de empresas contam 6%, e a evolução financeira também compõe 6% do total.

Este fator é extremamente relevante e leva em consideração todas as dívidas vinculadas ao seu CPF pagas nos últimos 12 meses, incluindo:

Construindo um histórico financeiro sólido ao longo do tempo

Não é apenas o presente que conta, mas também como você constrói seu histórico. Consumidores mais jovens, por exemplo, podem enfrentar mais dificuldades para atingir um score alto inicialmente devido à falta de histórico. Contudo, a evolução financeira ao longo do tempo, refletida em bons hábitos e na atualização constante dos dados, ajuda a elevar gradualmente a pontuação.

Veja também:

Trabalhadores com carteira assinada ativa vão ganhar R$ 1.502; entenda

Compreender todos esses fatores não apenas ajuda a melhorar o Serasa Score, mas também fortalece a gestão do seu planejamento financeiro pessoal, aumentando suas chances de obter crédito e facilitando a realização de seus projetos e sonhos com condições mais vantajosas.

Imagem: Dilok Klaisataporn / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital