Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, como se faz para receber aumento na aposentadoria? Confira

Saiba como garantir sua aposentadoria justa no INSS, obtendo aumento por meio de documentos comprovatórios.

Se você está com a aposentadoria marcada e percebeu que os dados atuais registrados no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) estão desatualizados, saiba que existem documentos que podem te ajudar a solicitar uma revisão de valores do benefício.

Deste modo, situações como estas são comuns e podem resultar em prejuízos financeiros ao trabalhador, devido à aplicação de salários ou contribuições menores do que o valor real.

No entanto, o que fazer quando o Cnis confere informações desatualizadas como salários ou contribuições menores do que foram realmente realizadas pelo contribuinte? A resolução desse entrave é mais simples do que parece. A seguir, traremos dicas essenciais para solucionar essa questão.

Veja também: Tomei golpe no PIX: é possível recuperar o dinheiro perdido?

Como garantir o valor correto na aposentadoria?

Dois aposentados comemorando as suas aposentadorias
Imagem: fizkes / Shutterstock.com

A solução mais eficaz para essa questão é a busca por documentos que comprovem valores de salários maiores do que os já cadastrados no Cnis, como, por exemplo, fichas financeiras das empresas em que trabalhou, contratos de empregos temporários e os contracheques recebidos durante toda a vida profissional.

Outros documentos, que poderá utilizar para validar os valores e vínculos empregatícios, são o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e a Rais (Relação Anual de Informações Sociais). Ainda, conseguirá solicitar ambos no site do Ministério do Trabalho.

Documentos necessários

À vista disso, os documentos que podem auxiliar na comprovação dos salários efetivamente pagos pelos empregadores são:

  1. Ficha financeira da empresa;
  2. Atualização de salários na carteira profissional;
  3. Holerites;
  4. Contrato de trabalho temporário;
  5. Extrato do FGTS;
  6. Rais;
  7. Caged.

Revisão de valores do benefício

Contudo, com os documentos em mãos que comprovam os valores de seus salários, o próximo passo é anexá-los no pedido de aposentadoria no aplicativo Meu INSS (Android e iOS). Ademais, caso já esteja aposentado e queira solicitar uma revisão para aumentar o valor do benefício, também será necessário ter esses documentos.

Garantir que todos os seus dados estão corretos e atualizados é essencial para evitar que a aposentadoria seja concedida com valores menores do que deveria. Portanto, não deixe de conferir todas as informações e solicitar a revisão do valor do benefício, caso seja necessário.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com