Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como fazer a consulta de processos judiciais com o CPF?

Atualmente, é possível verificar informações acerca de processos judiciais apenas com o número do CPF. Aprenda como!

O acesso a informações judiciais tem se tornado cada vez mais facilitado com a tecnologia e o avanço nos sistemas de consulta judicial online. Isso significa que, atualmente, é possível ter acesso a detalhes referentes a um processo legal, como o status, as decisões e muitos outros itens relevantes. 

Todas essas informações ficam acessíveis apenas por meio da realização de um simples processo de consulta. Nesse sentido, uma das formas disponíveis de realizar essa consulta é por meio do CPF.

Hoje, os sistemas de consulta disponibilizam uma série de informações sobre processos judiciais, como datas de audiências, arquivamento de documentos, decisões e muitas outras informações úteis. E o melhor de tudo é que o usuário pode fazer a consulta a qualquer hora e de qualquer lugar, desde que se tenha acesso à internet.

Como fazer a consulta de um processo pelo CPF?

Para realizar a consulta de um processo judicial pelo CPF, você deve acessar o site oficial do Tribunal de Justiça do seu estado. A maioria desses sites possui uma opção no menu principal chamada “Consulta Processual”, onde você poderá inserir o número do documento para realizar a consulta.

Além do site do Tribunal de Justiça, outros portais, como o do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), também disponibilizam essa função. Os órgãos atualizam as informações constantemente, o que garante acesso aos dados mais recentes sobre o processo.

Veja também: 3 moedas de 1 real que podem valer até R$ 3200

Malhete ou martelo de juiz posicionado sobre notebook
Imagem: Lili.Q / Shutterstock.com

É possível consultar processos judiciais de terceiros?

Em casos onde a consulta de processos de terceiros seja necessária, é possível realizá-la desde que você tenha acesso ao número de CPF ou ao número do processo da pessoa em questão. No entanto, processos que estão em segredo de Justiça não poderão ser consultados, a não ser pelas próprias partes envolvidas e seus advogados.

É importante frisar que esta consulta é geralmente gratuita. Caso alguma cobrança seja feita, procure se informar melhor, pois possivelmente pode estar sendo vítima de algum golpe.

Imagem: Lili.Q / Shutterstock.com