Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, é possível transformar o BPC em aposentadoria?

Entenda como transformar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) em aposentadoria neste guia abrangente. Saiba as vantagens e o processo.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma contribuição fundamental regida pela LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social. Esse benefício assegura um salário mínimo mensal para idosos e pessoas com deficiência.

Entretanto, o BPC, apesar de ser um benefício do INSS, não é previdenciário e, por isso, não concede alguns direitos que as aposentadorias oferecem. Como o 13º salário e o direito à pensão por morte. Contudo, a transição do BPC para a aposentadoria pode levantar vários questionamentos, saiba mais a seguir.

Veja também: 6 milhões de brasileiros podem ter direito a receber R$ 1.320 do Governo e nem sabem disso; veja se você está nesta lista

Como e quando solicitar a aposentadoria tendo BPC?

Imagem com fundo amarelo e escrita BPC em evidência
Imagem: Reprodução / BPC

À vista disso, o beneficiário do BPC pode solicitar a aposentadoria, desde que tenha feito as contribuições necessárias para o INSS e tenha respeitado os requisitos da modalidade de aposentadoria desejada.

Todavia, cabe salientar o beneficiário deve fazer uma revisão a cada dois, visto que o BPC não é vitalício. Ainda, não é possível receber BPC e aposentadoria simultaneamente. Assim, quando a aposentadoria é concedida, o benefício de prestação continuada é automaticamente cancelado.

Quais são as vantagens de passar do BPC para a aposentadoria?

Nesse sentido, com a aposentadoria, o valor do benefício pode ser maior e há a possibilidade de receber o 13º salário. Outras vantagens incluem potencial aprovação para o recebimento do 14º salário, facilidade para a obtenção de um empréstimo consignado e possibilidade de realizar o saque integral do FGTS.

Além disso, os aposentados também podem acumular a pensão por morte, enquanto aqueles que continuam no BPC não têm essa opção. Portanto, caso o beneficiário tenha feito as contribuições necessárias e cumprido os requisitos para a aposentadoria, uma opção vantajosa a ser considerada.

Instruções para transformar o benefício em aposentadoria

Por fim, a transição do BPC para a aposentadoria pode ser realizado através do site ou aplicativo (Android e iOS) Meu INSS. Confira a seguir como solicitar:

  • Baixe e faça login no Meu INSS;
  • Toque em “Novo Pedido”, no menu inicial;
  • Informe o nome da aposentadoria que deseja e clique;
  • Anexe os documentos pedidos e leia todas as instruções que aparecer na tela;
  • Após isso, poderá acompanhar a solicitação pelo portal ou ligando para o 135.

Imagem: Angela_Macario / Shutterstock.com