Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, o que é Tesouro IPCA+? Vale a pena investir?

Conheça o Tesouro IPCA+, uma opção de investimento. Descubra como funciona, suas vantagens, opções disponíveis e como investir.

O Tesouro IPCA+ é um dos títulos públicos oferecidos pelo Tesouro Direto, um programa do governo brasileiro que permite que pessoas físicas invistam em títulos do Tesouro Nacional. O nome “IPCA+” está relacionado ao fato de que esse título é indexado ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a principal medida da inflação no Brasil.

Portanto, o Tesouro IPCA+ é um investimento projetado para proteger seu dinheiro contra a inflação, garantindo um retorno real positivo. Saiba mais detalhes a seguir.

Como funciona o Tesouro IPCA+?

Celular com aplicativo do Tesouro Direto aberto, ao fundo, uma tela de computador ligada
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Nesse sentido, os ganhos do Tesouro IPCA+ estão atrelados ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o principal indicador de inflação do país. Isto é, o investidor recebe uma taxa fixa mais a variação da inflação.

Logo, este tipo de investimento busca preservar o poder de compra do investidor ao longo do tempo, sendo uma alternativa atraente para quem está iniciando no mercado de investimentos.

Vantagens e desvantagens

Além da proteção contra a inflação, o Tesouro IPCA+ apresenta outras vantagens, como a ampla disponibilidade e a flexibilidade. No entanto, cabe lembrar que, como qualquer outro investimento, também possui desvantagens. Um deles é a volatilidade da marcação a mercado, que pode gerar prejuízos se o título for vendido antes do vencimento.

Veja também:

Inter Loop permite que você resgate cashback com pontos conquistados; veja quanto você pode ganhar

Ainda, é subdividido em duas categorias: Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais. A primeira opção paga ao investidor o valor integral na data de vencimento. Já a segunda opção faz pagamentos semestrais, permitindo um retorno mais frequente do investimento.

Como posso investir no Tesouro IPCA+?

Em síntese, para investir no Tesouro IPCA+, é necessário abrir uma conta em um banco ou corretora de valores. Depois, basta acessar o menu “Investimentos”, selecionar a opção “Renda Fixa” e depois “Tesouro Direto”, a depender do aplicativo da sua instituição financeira. Ao responder algumas perguntas para definir o seu perfil de investidor, estará pronto para começar a investir no Tesouro.

Por fim, ao compreender o funcionamento e as características do Tesouro IPCA+, é possível tomar decisões mais assertivas e estratégicas em relação aos seus investimentos. Além disso, lembre-se de que a diversificação é uma prática fundamental para reduzir riscos e obter uma rentabilidade mais equilibrada.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com