Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, o que fazer após receber uma cobrança indevida?

Saber o que fazer após o recebimento de uma cobrança indevida é muito importante para “acelerar” a resolução do problema. Saiba mais!

Imagine a seguinte situação: uma pessoa tem um bom relacionamento com uma determinada empresa, paga as dívidas sempre em dia e, de repente, descobre que há uma cobrança equivocada no boleto. Infelizmente, essa é uma realidade que deixa muitos consumidores brasileiros insatisfeitos.

Por isso, saber o que fazer após o recebimento de uma cobrança feita erroneamente é muito importante para “acelerar” a resolução do problema. Em muitos casos, o cliente pode resolver a situação diretamente com a empresa, sem precisar de ajuda de outros órgãos. Já em outros casos, até mesmo a Justiça pode ser envolvida.

Entenda o que a cobrança indevida pode significar

Identificar um débito estranho na conta é algo que gera preocupação. No entanto, a pessoa precisa entender quais são os tipos de cobrança indevida. Essa informação vai ampará-lo a buscar a ajuda certa. Em um caso de golpe financeiro, por exemplo, as autoridades policiais são as responsáveis pela resolução.

Tal cobrança pode estar relacionado a um débito já pago, tarifa de serviços não solicitados, taxas bancárias não informadas, cobrança em nome de terceiros ou débito automático não permitido. Além disso, a dívida desconhecida pode estar vinculada a alguma tipo de golpe.

Imagem de uma pessoa calculando e analisando papéis.
Imagem: Pormezz / shutterstock.com

Saiba o que fazer após receber um débito indevido

Ao receber uma cobrança indevida, o cliente precisa reunir todos os comprovantes de produtos e serviços contratados. Posteriormente, já com todos documentos necessários em mãos, ele deve contatar a empresa para pedir mais detalhes sobre a dívida e quais providências ambas as partes precisam tomar.

Veja também:

Bancos permitem o pagamento de boletos vencidos pelo app?

É importante guardar as informações como protocolo e até mesmo nome do atendente. Em caso de não resolução do problema, o consumidor pode registrar uma reclamação junto ao Procon e outros órgãos competentes. Se achar necessário, ele poderá, ainda, buscar um advogado especialista, dando entrada em uma ação judicial contra a empresa.

Imagem: Pheelings media / shutterstock.com