Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, para que serve o FGTS Digital e quais são seus benefícios?

O governo lançou o FGTS Digital no ano passado para facilitar o acesso dos trabalhadores aos serviços. Saiba mais!

O FGTS Digital é um conjunto de sistemas integrados criados para gerenciar os processos relacionados ao cumprimento da obrigação de recolhimento do FGTS. A proposta é facilitar a adesão a essa obrigação e garantir a individualização correta dos valores devidos aos trabalhadores em suas contas vinculadas.

Vale lembrar que  o FGTS, ou Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é um direito garantido por lei aos trabalhadores brasileiros com carteira assinada. Os recursos ficam disponíveis para saque em determinadas situações.

De acordo com dados do governo, mais de 4,3 milhões de empregadores recolhem o FGTS de aproximadamente 42 milhões de contas de trabalhadores. Com isso, o fundo arrecada quase R$ 14 bilhões a cada mês. 

Benefícios do FGTS Digital

Os benefícios da implementação do FGTS Digital são vários e vão desde a eliminação de burocracias e custos adicionais até a melhoria nos serviços voltados para trabalhadores e empregadores. 

Além disso, a ferramenta promove a integração de ambientes facilitando o acesso e gerenciamento de informações e garante a confiabilidade, integridade e segurança dos dados armazenados e processados.

Com o FGTS Digital, os valores ordinariamente devidos são calculados a partir das informações prestadas via eSocial. Ademais, os débitos já vêm individualizados desde a origem, utilizando o CPF como um dos elementos essenciais de identificação do trabalhador.

Mão segurando celular com o app do FGTS aberto
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

Restituição e/ou compensação de valores

O FGTS Digital conta com sistemas próprios para gerenciar, controlar e automatizar os procedimentos de restituição e/ou compensação de valores pagos indevidamente. Esta implementação traz mais facilidade para o empregador efetuar compensação ou recuperação desses valores.

Veja também:

INSS: entenda como o processo de reabilitação profissional funciona e se você é obrigado a ir

Sendo assim, o projeto surge como uma importante medida de modernização, que permitirá a otimização de processos e a garantia de direitos dos trabalhadores brasileiros. Por fim, o governo espera que a ferramenta traga benefícios relevantes tanto para os empregadores quanto para os trabalhadores.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com