Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, quais são os benefícios de colocar o CPF na nota fiscal?

Já se questionou sobre os benefícios em incluir seu CPF nas notas fiscais de suas compras? Veja aqui algumas vantagens.

Em meio aos desafios diários, muitos de nós se deparam com a pergunta “Deseja informar seu CPF na nota fiscal?” no momento do pagamento em lojas físicas ou onlines. No entanto, muitos ignoram essa pequena ação.

De modo geral, há dificuldade em compreender por completo os benefícios que essa decisão possa acarretar não apenas para registrar a transação, mas também no estímulo à economia pessoal.

Entender o funcionamento do CPF na nota fiscal e suas implicações jurídicas, vantagens financeiras e sua importância para o relacionamento entre empresas e consumidores vai além de uma simples resposta. Portanto, vamos decifrar o que está por trás desse mecanismo.

Por que é interessante colocar seu CPF na nota fiscal?

Pessoa entregando uma nota fiscal à outra

Imagem: YAKOBCHUK VIACHESLAV / Shutterstock.com

A nota fiscal é um documento que valida uma transação comercial, seja da aquisição de produtos ou contratação de serviços. Desse modo, é essencial para a fiscalização dos tributos a serem pagos em cada operação e é mandatória em muitos casos de consumo.

Mas por que, afinal, incluir o CPF na nota fiscal? Vários estados brasileiros desenvolveram programas de benefícios para aqueles que informam o CPF na nota fiscal. Isso inclui, por exemplo, a Nota Fiscal Paulista em São Paulo, a Nota Carioca no Rio de Janeiro e a Nota Fiscal Mineira em Minas Gerais, entre outros exemplos. 

Veja também:

Quer melhorar as finanças da sua empresa em 2024? Veja como

Resumindo, esses programas podem oferecer descontos, prêmios e resgates de crédito. Veja, a seguir, quais podem ser os tipos de benefícios oferecidos.

A ação oferece quais benefícios?

Inserir o CPF na nota fiscal pode levar a descontos em impostos (este exemplo acontece em estados como São Paulo, Alagoas, Goiás, Paraná e Rondônia), prêmios que variam até R$1 milhão e resgates de crédito em algumas compras.

No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, essa prática não traz impactos no seu score de crédito. Ademais, uma outra pergunta comum é se o consumidor é obrigado a fornecer o CPF para a loja. 

Em geral, não, esta é uma ação de escolha do consumidor. Em compras online e em compras em atacado com valores acima do normal, a inclusão do CPF pode ser solicitada.

Imagem: YAKOBCHUK VIACHESLAV / Shutterstock.com