Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Agendamento do saque de ‘dinheiro esquecido’ é liberado para milhões de brasileiros

0

Nesta segunda-feira (7), o Banco Central (BC) abriu o agendamento de saques dos valores esquecidos por brasileiros em instituições financeiras do país. 

Os agendamentos poderão ser feitos por cerca de 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas até o fim do mês de março. No momento da primeira consulta os valores não eram informados, sendo comunicado apenas o dia em que o indivíduo deveria retornar.

O BC dividiu os agendamentos em 3 grupos, sendo eles: 

Data de nascimento ou de criação da empresaPeríodo de agendamentoData da repescagem para quem perdeu o período de agendamento 
Antes de 19687 a 11 de março12 de março
Entre 1968 e 198314 a 18 de março19 de março
Após 198321 a 25 de março26 de março 

Ademais, a partir do dia 28 de março, poderão consultar ou solicitar o resgate dos valores os brasileiros que perderem o período do agendamento original e a repescagem.

Como realizar o saque do dinheiro esquecido?

Para realizar o saque do dinheiro esquecido em instituições financeiras, é necessário que a pessoa acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período que foi informado no momento da consulta. 

Após isso, é preciso fazer login com a conta Gov.br (contas tipo prata ou ouro). Assim, caso o usuário ainda não tenha conta nesse nível, deve realizar um cadastro ou aumentar o tipo de segurança no site ou no aplicativo (disponível para iOS e Android) do Governo Federal.  

Cabe ressaltar que o Banco Central (BC) recomenda que a criação de conta e o ajuste de nível não sejam deixados para o dia do agendamento do resgate da quantia.

Feito o login, é importante ler e aceitar o termo de responsabilidade para que depois o cidadão possa conferir o valor a receber, a instituição que deve devolver a quantia e o tipo (origem) do dinheiro.

Quais são as opções de transferência?

Após a verificação do valor a ser resgatado, da instituição e da origem do dinheiro, é preciso clicar em uma das opções sugeridas pelo sistema, que são:

TipoPrazo para o depósito ser realizadoO que deve ser feito
“Solicitação por aqui”: para resgate do valor via PixEm até 12 dias úteisO usuário deve selecionar uma das chaves Pix e informar os dados pessoais, além de guardar o número de protocolo (para caso seja necessário contatar a instituição).
“Solicitação via instituição”: a instituição financeira não oferece devolução por Pix em até 12 dias úteisA combinarO usuário precisa entrar em contato pelo telefone ou e-mail que será informado, para combinar com a instituição a forma de devolução.

Para consultar os canais de atendimento do banco, a pessoa deve clicar no nome dele, que fica na tela de informações dos valores a receber. 

Portanto, vale lembrar que o Banco Central (BC) não entra em contato por meio das redes sociais para confirmar dados ou informar qual a quantia o usuário receberá. Dessa forma, a única maneira de saber se há dinheiro esquecido para resgatar é acessando o sistema Valores a Receber e as instruções dadas. 

Ademais, é importante estar atento à ação de criminosos, como o golpe dos valores esquecidos, que tem feito vítimas no WhatsApp.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar