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Agora ficou fácil identificar chamadas de cobrança; veja o novo código

Na última quinta-feira (03), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou um novo código para identificar chamadas de empresas de cobrança. O mesmo foi feito para as ligações de telemarketing, que podem ser identificadas a partir do número 0303. 

A partir da decisão, as chamadas de cobrança serão sinalizadas com o código 0304. A publicação será feita pelo órgão nos próximos dias. 

Chamadas de cobrança 

O novo número em chamadas de cobrança foi aprovado com o objetivo de conter usos irregulares de recursos numéricos por parte das empresas. Segundo o relator, Emmanoel Campelo, esse tipo de situação pode ser comparado com as ligações do telemarketing pelo grande número de chamadas realizadas. 

Quando essas chamadas são adotadas de forma massiva pelas empresas, as redes de telecomunicação são sobrecarregadas, com base no entendimento da Anatel. 

Adoção do novo código para chamadas de cobrança

A adoção de um novo código, bem como nos casos de telemarketing, foi anunciada pela empresa em agosto deste ano. Na ocasião, já se falava sobre a perturbação que esse tipo de situação causa aos cidadãos. 

De acordo com Campelo, a empresa não tem o direito de importunar o cliente apenas porque ele possui dívidas a pagar. 

Situação do telemarketing

Desde março deste ano, as operadoras de telemarketing passaram a ser obrigadas a usar o código 0303 em suas chamadas aos consumidores para a venda de produtos.

A medida foi aplicada com o intuito de impedir as chamadas de curta duração e combater as ações abusivas das empresas nesse sentido. 

Esse número excessivo de ligações é um problema recorrente no país há alguns anos. 

Com as determinações, a Anatel busca diminuir significativamente esse tipo de situação incômoda e negativa em diversos aspectos. 

“Não Me Perturbe” é uma opção 

Outra forma de impedir as ligações desse tipo é por meio do sistema Não Me Perturbe, em que o consumidor consegue bloquear o recebimento de chamadas que visam ofertar serviços e produtos por meio do contato via telefone.

Imagem: Nok Lek/shutterstock.com