Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ainda é possível pedir o Auxílio Caminhoneiro em agosto?

Os pagamentos do Auxílio Caminhoneiro serão feitos aos trabalhadores através da conta poupança social digital.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O governo federal iniciou o repasse do Benefício Emergencial aos Transportadores Autônomos de Carga (BEm Caminhoneiro ou Pix Caminhoneiro). A definição do valor do Auxílio Caminhoneiro em R$ 1 mil, começou a ser pago para 900 mil transportadores autônomos de cargas, até o mês de dezembro.

Porém, neste mês, as duas primeiras parcelas do benefício, referentes aos meses de julho e agosto, serão pagas juntas, totalizando repasses de R$ 2 mil. Mas afinal, será que é possível pedir o Auxílio Caminhoneiro em agosto? Descubra a seguir.

Calendário Pix Caminhoneiro

Abaixo, confira o calendário de repasses do Pix Caminhoneiro aos motoristas elegíveis:

ParcelaData de pagamento
1ª parcela9 de agosto
2ª parcela9 de agosto
3ª parcela24 de setembro
4ª parcela22 de outubro
5ª parcela26 de novembro
6ª parcela17 de dezembro

Como são feitos os pagamentos?

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União do último dia 03 de agosto, responsável por regulamentar Auxílio Caminhoneiro os pagamentos serão feitos aos trabalhadores através da conta poupança social digital. A Caixa será encarregada dos depósitos, que acontecerão via app Caixa Tem.

Ainda é possível pedir o Auxílio Caminhoneiro em agosto?

Não é necessário se cadastrar para receber o auxílio. É dito isso pois os dados dos caminhoneiros são enviados ao Ministério do Trabalho e Previdência pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O mesmo é ligado ao Ministério da Infraestrutura.

Dessa forma, antes de liberar os pagamentos, o ministério vai ver quais são os motoristas com direito Auxílio Caminhoneiro. De acordo com a ANTT, a relação dos caminhoneiros que estão ativos no RNTR-C, será encaminhada, todos os meses, para o ministério.

Por fim, os motoristas que estiverem com a situação cadastral com status “pendente” ou “suspenso” podem regularizar o registro na página da ANTT.