Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix Caminhoneiro será pago por aplicativo?

Descubra se os repasses do Pix Caminhoneiro serão feitos através do aplicativo Caixa Tem e quais as datas previstas

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

No dia 03 de agosto, uma nova portaria foi publicada pelo Governo Federal a respeito do Auxílio Caminhoneiro. Dentre as medidas, a novidade é que o benefício será pago através de uma poupança social digital que pode ser acessada pelo Caixa Tem

Caixa Tem: plataforma receberá o Pix Caminhoneiro

Primeiramente, é preciso destacar que o Caixa Tem é diferente do aplicativo da Caixa, já que é de uso exclusivo para brasileiros que precisam movimentar a conta Poupança Social Digital. Esta é usada pelo Governo para distribuir os auxílios sociais. 

Dessa forma, por meio do Caixa Tem, o cidadão consegue movimentar o benefício, realizar compras com cartão de débito ou virtual, fazer transferências, enviar Pix e pagar boletos. 

Mas, é preciso destacar que o uso do aplicativo é exclusivo para esse tipo de conta, ou seja, tanto a conta quanto o aplicativo tem o acesso gratuito, tal como os serviços oferecidos. 

Sendo assim, é possível baixar o Caixa Tem tanto para Android como para iOS

Quem pode receber o benefício? 

Primeiramente, o Governo Federal decidiu que para ter direito ao benefício do Pix caminhoneiro, é preciso estar dentro da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Sendo assim, o perfil precisa ser registrado até o último dia 31 de maio de 2022. Ou seja, se o cidadão não seguir essas condições não receberá o auxílio. 

Dessa forma, é possível que alguns motoristas não tenham certeza se estão cadastrados nessa lista, mas dá para consultar sem precisar sair de casa. Para tanto, basta acessar o site, inserir o número do RNTRC e o CPF para chegar às informações. 

Vale ressaltar que o RNTRC é o Registro Nacional de Transportes Rodoviários de Cargas, portanto, é um registro obrigatório dentro da ANTT. Em teoria, todos os caminhoneiros autônomos que trabalham com TAC (Transporte Autônomo de Cargas) devem ter um perfil ativo. 

Além dessa opção, é possível checar a situação cadastral do motorista através da localidade ou por veículo. Mas, ainda que o trabalhador esteja na lista, ainda é necessário esperar o processo de seleção do Ministério da Infraestrutura. 

Calendário de repasses do Pix Caminhoneiro 

O Pix Caminhoneiro fará sua estreia no mês de agosto e esse projeto social atenderá caminhoneiros autônomos. Dessa forma, confira o calendário previsto:

  • 1° parcela: 9 de agosto; 
  • 2° parcela: 9 de agosto; 
  • 3° parcela: 24 de setembro; 
  • 4° parcela: 22 de outubro; 
  • 5° parcela: 26 de novembro; 
  • 6° parcela: 17 de dezembro. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Aleksandar Malivuk / Shutterstock.com