Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ainda não pagou o IPVA? Saiba o que vai acontecer com seu veículo

Você sabe quais são as consequências do não pagamento do IPVA? Neste artigo, nós vamos te contar. Então clique e confira!

Os proprietários de veículos automotores no Brasil estão familiarizados com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), um imposto anual com pagamento previsto para cada início de ano. No entanto, muitos ainda questionam sobre o que exatamente acontece se não pagar o IPVA.

O papel principal do IPVA é fornecer fundos para os governos estaduais e municipais, que utilizam esses recursos em diversas áreas, como infraestrutura urbana, saúde e educação.

O valor deste imposto é calculado com base no valor de mercado do veículo, e o mesmo pode variar de acordo com cada estado e o tipo de veículo. Continue lendo este artigo e entenda mais detalhes sobre essa temática.

IPVA: quais as consequências de não pagar o imposto?

Mulher preocupada dentro de carro. na janela do automóvel, um homem com roupas de guarda fala com ela.
Imagem: Nomad_Soul / shutterstock.com

O não pagamento do IPVA pode trazer uma série de consequências indesejáveis para o proprietário do veículo. Inicialmente, ao não cumprir o prazo estipulado para o pagamento do imposto, o proprietário fica sujeito a multas diárias e juros baseados na taxa Selic.

Além disso, com o IPVA atrasado, o CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) não pode ser regularizado. Isso significa que a condução do veículo se torna ilegal.

Caso o veículo pare em uma blitz policial com o documento vencido, o proprietário receberá uma multa gravíssima, somará sete pontos na CNH e o veículo ficará retido até a regularização. Além disso, você pode ter o seu nome inscrito na dívida ativa.

O que é dívida ativa?

O não pagamento do IPVA também pode levar a inclusão do nome do proprietário na “dívida ativa”. Esta é uma espécie de lista negra dos devedores para o governo. Estar na dívida ativa pode trazer complicações ainda maiores, como a negativação de crédito, impedindo que o devedor realize financiamentos ou empréstimos.

Veja também:

Tem como comprar uma casa sem entrada?

Existem algumas condições que isentam o proprietário do pagamento do IPVA anualmente. No entanto, é necessário se atentar se você se enquadra em algumas dessas categorias. Confira, a seguir, a listagem delas:

  • Veículos adaptados para uso por pessoas com deficiência;
  • Táxis;
  • Veículos oficiais de entidades governamentais;
  • Veículos de entidades filantrópicas e de ensino/assistência social.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com