Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Além de valores a receber do BC, você pode ter dinheiro esquecido na revisão do FGTS

O Banco Central (BC) liberou nesta segunda-feira (14), uma nova plataforma que possibilita tanto pessoas físicas como jurídicas de consultarem se têm dinheiro esquecido em contas bancárias. Porém, essa não é a única forma de conseguir um dinheiro extra. Ou seja, muitos trabalhadores têm direito à revisão do FGTS e não sabem. O processo pode gerar em torno de R$ 10 mil.

É provável que você também goste:

Caixa anuncia medidas de apoio a moradores de Petrópolis

Caixa programa novo pagamento do FGTS 2022 nos próximos dias

FGTS: Caixa mudará regras para saque-aniversário; confira

Além de valores a receber do BC, você pode ter dinheiro esquecido na revisão do FGTS

Em suma, todo trabalhador do Brasil com carteira assinada tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O valor do fundo é a soma dos depósitos mensais feitos pelos empregadores na conta vinculada ao trabalhador. Cada depósito representa 8% do salário pago ao funcionário.

A retirada do dinheiro do FGTS só ocorre em algumas situações, como estima a legislação do Brasil. A mais usual é em caso de demissão sem justa causa. Entretanto, enquanto o saque não é liberado, o valor depositado em uma conta no nome do empregado renderá. Pelo menos era o que devia ocorrer.

Porém, de uns anos pra cá, o índice de correção monetária aplicado sobre o saldo do FGTS não segue a inflação. Ou seja, a Taxa Referencial (TR) zerada causa perdas financeiras ao trabalhador. Dessa forma, é possível pedir a revisão do FGTS, via ação na Justiça.

E assim, se o Supremo Tribunal Federal julgar a ação favorável do FGTS para o trabalhador, muitas pessoas poderão pedir a troca da TR por outro índice mais vantajoso, como o IPCA-E, INPC, e IPCA, todos que acompanham a inflação.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Renato P Castilho / Shutterstock.com